21º Congresso APCMC + Congresso FEST

21º Congresso Nacional da APCMC

Sob o tema “O Futuro da Distribuição dos Materiais de Construção”, e em conjunto com o Congresso FEST 2022, a APCMC realizou no passado dia 22 de Setembro, no Hotel Altis em Lisboa, o 21º Congresso Nacional. O evento teve o patrocínio da Grohe e da Danosa, e contou com cerca de 80 participantes.

Abriu os trabalhos o Presidente da Direção da APCMC, Carlos Rosa, seguindo-se a intervenção de Fernando Alexandre, doutorado em Economia pela Universidade de Londres, Professor Associado com Agregação da Universidade do Minho, vice-presidente do Conselho Económico e Social, consultor da Fundação Francisco Manuel dos Santos e ex Secretário de Estado Adjunto do ministro da Administração Interna no XIX Governo, com o tema: “Que perspetivas para a economia portuguesa e para o setor da construção?”

Seguiu-se a intervenção de Carlos Manuel Oliveira, Professor Convidado de Brand Management, do ISEG/UL e CEO da Marketingmania Consulting, que se  debruçou sobre “Os novos desafios para as empresas na era pós-digital”.

Destaque ainda para a intervenção de Jonas Brennwald, que desde 2019 é CO-CEO e membro do Conselho de Administração da GROHE. O tema da sua intervenção foi: “O Futuro da distribuição no setor dos sanitários”.

Durante o evento foi possível refletir sobre a atividade e o futuro das empresas e do setor.

O encontro da APCMC terminou com a visita e inauguração oficial do novo Showroom da Grohe – Lisbon Experience Center, no Prata Riverside Village, em Lisboa.

Congresso internacional FEST 2022

A FEST – Federação Europeia de Comércio de Equipamentos Sanitários e Climatização, que representa associações de 15 países e que em Portugal é representada pela APCMC – Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção, realizou de 22 a 24 de Setembro o congresso em Lisboa, no Hotel Tivoli.

O encontro surgiu num ano que está a ser positivo para o setor, mas que, no entanto, é penalizado pela maior dificuldade em garantir stock disponível, bem como o aumento dos custos nas empresas, que têm obviamente impacto para todos os distribuidores dos materiais de construção.

O congresso, com realização bianual, foi este ano organizado em Portugal, país que preside à federação europeia.  Johan Stevens, diretor geral da Sanitop e presidente da FEST, destacou que uma das grandes vantagens do evento “é a oportunidade de encontro e partilha de conhecimento, ideias e experiências entre as pessoas de diferentes empresas do setor”.

O congresso teve momentos de interação não só a nível profissional, como também social, com a presença de mais de 170 participantes provenientes de mais de 15 países europeus, que permitiram enriquecer o debate com diferentes perspetivas.

O encontro teve momentos de convívio entre os participantes, como foi o caso do jantar de gala na Estufa Fria e a visita à cidade de Lisboa.

Impacto na experiência do cliente

Johan Stevens destacou os tempos de incerteza em que vivemos devido à “grande volatilidade em consequência da pandemia, da guerra na Ucrânia, da digitalização e das alterações climáticas. Estes fatores e as suas consequências estão a ter um impacto muito grande na experiência do cliente”.

Esta edição do Congresso da FEST contou com quatro excelentes oradores internacionais que expuseram diferentes perspetivas da experiência do cliente.

Destaque para as intervenções de Nancy Rademaker (especialista em transformação digital, inteligência artificial e foco no cliente), David Moody (consultor britânico em empresas do setor), Pascal Coppens (especialista em inovação, nomeadamente no mercado da China) com as suas experiências em diferentes mercados, e de Miguel Munoz (professor de Empreendedorismo e Inovação), com várias empresas lançadas e uma vasta experiência em diferentes mercados, tais como Portugal, Espanha, EUA e México.

No final, houve um debate que, além dos palestrantes, contou ainda com a participação de líderes das maiores empresas europeias.

 

Apresentações 21º Congresso APCMC
Que perspetivas para a economia portuguesa e para o setor da construção?
– Fernando Alexandre [download apresentação]
Os novos desafios para as empresas na era pós-digital
– Carlos Manuel Oliveira [download apresentação]
O Futuro da distribuição no setor dos sanitários 
– Jonas Brennwald [download apresentação]

Apresentações FEST
THERE IS NO SUCH THING AS A ‘TYPICAL’ CUSTOMER
– David Moody [download apresentação]

The X-factor of Customer Centricity [download apresentação]
The Power of AI [download apresentação]
– Nancy Rademaker

China’s new normal
– Pascal Coppens [download apresentação]

The (R)evolution
– Miguel Muñoz Duarte [download apresentação]