Análise de Conjuntura do Sector da Construção – 2º trimestre 2022

Apreciação Global

No segundo trimestre de 2022 manteve-se a tendência de crescimento do setor, não obstante alguns indicadores apontarem para a possibilidade de abrandamento.

O índice de produção trimestral do sector da construção e obras públicas aumentou apenas 0,35% face ao trimestre anterior devido, sobretudo, ao segmento da construção de edifícios que aumentou 0,81%, enquanto o segmento das obras de engenharia sofreu uma redução marginal de 0,31%. Em termos homólogos, o índice de produção total aumentou 1,63% (4,12% no 1º trimestre) e foi igualmente mais influenciado pelo segmento da construção de edifícios que registou um aumento de 2,02%, enquanto o segmento das obras de engenharia apresentou um aumento de 1,18%.

A tendência de desaceleração também é confirmada pelos dados relativos às vendas de cimento no mercado interno que registaram uma diminuição homóloga de 2,5% (situação que ocorre pela primeira vez desde o 3º trimestre de 2016) e pelo comportamento do índice de confiança no sector da construção e obras públicas que teve uma quebra relativamente ao trimestre anterior, fixando-se nos -5,2 pontos.

Consulte aqui documento completo