A Pladur®, marca líder no fabrico de placas de gesso laminado e uma referência em sistemas construtivos, tornou-se a primeira empresa do sector do gesso a receber a Certificação NS da AENOR. Este selo avalia de forma voluntária o compromisso ambiental, social e de governação das empresas. Para o efeito, os seus produtos foram submetidos a um exame completo com o objetivo de garantir as características de desempenho dos materiais de construção. A marca AENOR N Sustentável é a primeira certificação em Espanha que garante que um produto é sustentável em todas as suas dimensões: desempenho, económica, ambiental e social.
Para o diretor-geral da Pladur®, Enrique Ramírez, a obtenção da certificação NS da AENOR é um marco importante para a empresa e para todo o sector do gesso: “Este reconhecimento não só valida o nosso compromisso com a sustentabilidade, como também destaca a excelência e o trabalho meticuloso que realizamos em cada etapa do processo de produção. É um testemunho da nossa dedicação à sustentabilidade em todas as suas dimensões. Na Pladur®, encaramos a sustentabilidade não só como uma responsabilidade, mas também como uma oportunidade para inovar e liderar a mudança na nossa indústria.”
Neste sentido, Enrique Ramírez disse estar orgulhoso por a sua empresa ser pioneira na obtenção desta certificação, que incentiva a Pladur® a continuar a avançar no propósito de construir um ambiente económico mais sustentável e competitivo a longo prazo: “É um passo fundamental no nosso compromisso de liderar a transição para um sector de construção mais sustentável. Estamos empenhados em avançar e explorar novas formas de reduzir as emissões de CO2, contribuindo assim para um futuro mais sustentável e resiliente.”
Esta certificação de sustentabilidade é fundamental no processo de adaptação dos fabricantes às diretrizes das estratégias europeias em matéria de sustentabilidade e está alinhada com os requisitos de acesso aos fundos europeus Next Generation. Neste sentido, na cerimónia de entrega do selo à Pladur®, a diretora de Certificação de Produto da AENOR, Yolanda Villaseñor, destacou que “a marca AENOR N Sustentável contribui para reforçar e fortalecer a confiança nos produtos Pladur®, assim como o compromisso que a Pladur® assumiu com o meio ambiente através do desenvolvimento e cumprimento da regra dos 3R’s: reduzir, reutilizar e reciclar para conseguir um ambiente económico diferenciado a longo prazo e competitivo”.
A marca AENOR N Sustentável também se consolida como uma das bases da Certificação de Edifícios Sustentáveis, um selo pioneiro no mercado e no sector da construção que combina a sustentabilidade integral ESG dos agentes envolvidos (projetista, materiais e empresa de construção) e a avaliação dos critérios do(s) Nível(is) Europeu(s) no edifício.
Sustentabilidade integrada
A abordagem global da Pladur® à sustentabilidade reflete-se não só na certificação obtida, mas também em ações concretas destinadas a reduzir o impacto ambiental das suas fábricas e a promover a eficiência energética nas suas operações.
Por este motivo, a empresa está na vanguarda da implementação de práticas sustentáveis no sector do gesso. Iniciativas como os parques solares de Madrid e Saragoça, que geram 25% do seu consumo interno, ou a instalação de painéis solares na fábrica de Valdemoro, refletem o claro compromisso da empresa com a utilização responsável dos recursos e a redução das emissões de CO2.
Além disso, o seu processo de fabrico foi transformado para incorporar a circularidade e minimizar os resíduos gerados. Desde 2008, a empresa tem a sua própria unidade de reciclagem na fábrica de Valdemoro, onde os materiais rejeitados são reintroduzidos na cadeia de produção, reduzindo assim o impacto no ambiente.
Destaca-se também a otimização do consumo de água e a redução da utilização de gás para melhorar a pegada ecológica. Assim, merecem destaque os coletores de águas pluviais e a implementação de processos que permitem a utilização de menos gás na produção.
Estas iniciativas fazem parte do compromisso contínuo da empresa com a sustentabilidade, demonstrando que não se trata apenas de certificação, mas de trabalhar ativamente para preservar e proteger o ambiente, ao mesmo tempo que oferece produtos e soluções de qualidade para a construção sustentável.