OiRA – Reabilitação e remodelação de edifícios

OiRA – REABILITAÇÃO E REMODELAÇÃO DE EDIFÍCIOS

Já está disponível mais uma ferramenta de avaliação dos riscos para o setor da Construção Civil, nomeadamente para a REABILITAÇÃO E REMODELAÇÃO DE EDIFÍCIOS. Para este setor podem também ser utilizadas as da CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS, ESCRITÓRIOS e COVID-19.

Estas ferramentas são interativas, gratuitas e permitem ao utilizador (e.g. empreiteiro, técnico de SST, encarregado, coordenador de segurança, trabalhador, …) proceder à gestão do risco no seu local de trabalho.

A ferramenta tem como base uma metodologia, simplificada e acessível ao utilizador (que é comum a todas as ferramentas), de avaliação do risco através da interação pergunta-resposta. O resultado final permite ao utilizador obter um “relatório” que prevê um plano de ação, onde se encontram identificados os riscos e respetivas medidas de prevenção a adotar perante determinada operação e/ou risco identificado.

A utilização desta ferramenta não isenta ao cumprimento das disposições regulamentares previstas em legislação específica, nomeadamente à organização dos serviços de Segurança e Saúde no Trabalho e a relacionada com a atividade de construção civil. Não se trata de um documento exaustivo, pelo que o empregador e, demais intervenientes no estaleiro, têm sempre que cumprir com as prescrições previstas em, entre outros, Decreto-Lei n.º 273/2003 de 29 de outubro e Decreto n.º 41821/1958 de 11 de agosto.

As ferramentas podem ser acedidas através de computador ou de aplicação móvel, clicando nos links seguintes:

setor Designação da Ferramenta Link de acesso
REABILITAÇÃO E REMODELAÇÃO DE EDIFÍCIOS https://oiraproject.eu/oira-tools/pt/reabilitacao-e-remodelacao-de-edificios/reabilitacao-e-remodelacao-de-edificios
CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS https://oiraproject.eu/oira-tools/pt/construcao-de-edificios/construcao-de-edificios-2019
ESCRITÓRIOS https://oiraproject.eu/oira-tools/pt/trabalho-em-escritorios/trabalho-em-escritorios
COVID-19 https://oiraproject.eu/oira-tools/pt/covid-19/covid-19

Veja aqui mais informação sobre as ferramentas:

Cartaz – AVALIAÇÃO DE RISCOS COM O OIRA EM 4 ETAPAS

Folheto – Segurança e saúde no trabalho: bom para si e bom para a empresa

 

Partilhar:

Outros Destaques