OBO apresenta novos produtos para instalações elétricas

OBO apresenta novos produtos para instalações elétricas flexíveis em ambientes residenciais

Calhas de rodapé SL e a calhas combinadas RAUDUO

A OBO Bettermann Portugal apresenta duas novas gamas de produtos para instalações elétricas residências. São elas as calhas de rodapé SL e as calhas elétricas e de aquecimento RAUDUO que representam opções para a renovação de instalações elétricas flexíveis. Ambos os sistemas são colocados ao nível do chão e ao longo da parede, o que é benéfico principalmente em edifícios mais antigos nos quais não é possível ter montagens ocultas.

As caixas de aparelhagem podem ser usadas para possibilitar um fornecimento flexível de telecomunicações, TV, dados e ligações elétricas para as divisões. Estes dispositivos podem ser instalados em qualquer ponto da calha.

Com estes sistemas, a confusão de cabos deixa de ser um problema, já que as ligações elétricas e multimédia podem ser colocadas exatamente onde são necessárias. Os diversos acessórios permitem a gestão das aparelhagens de forma rápida e simples. Estes componentes dos sistemas, incluem por exemplo tomadas e espelhos cegos e complementam a vasta diversidade de calhas.

obo
Figura 1. Visão geral do sistema.

CALHA DE RODAPÉ EM DETALHE

A estrutura modular da calha de rodapé SL permite uma instalação elétrica rápida e simples, economizando muito tempo. A cablagem posterior é mais simples do que nunca. A gama de produtos compreende as dimensões 20 x 50 mm, 20 x 70 mm e 20 x 110 mm e oferece soluções de ligação para todos tipos de aparelhagens. O comprimento das calhas é de 2 metros e são fornecidas na cor branco puro como padrão.

A calha de rodapé está disponível em três variantes diferentes, de modo a que esta possa ser adaptada a cada ambiente e às condições correspondentes: calha de rodapé SL na versão standard, calha de rodapé SL-L com arruela de vedação, feita com um componente macio que compensa qualquer irregularidade e permite que a calha assente perto da parede e do chão de forma organizada, e a calha de rodapé SL-T com perfil de carpete para aplicação em pisos com carpete. As diferentes variantes permitem que o rodapé se adapte a todas as divisões, tornando-se assim a solução ideal para a renovação de habitações individuais e polivalentes.

RAUDUO – TUBOS DE AQUECIMENTO E CABOS ELÉTRICOS NA MESMA CALHA

obo2
Figura 2.
Calhas combinadas RAUDUO.

Outra ideia de renovação segura e padronizada é a calha elétrica e de aquecimento combinada RAUDUO. Devido à engenhosa solução 2 em 1, os tubos de aquecimento e os cabos elétricos são encaminhados numa calha partilhada. A perfuração da base simplifica igualmente a montagem e as caixas de aparelhagem são instaladas em qualquer ponto da calha.

A tampa da calha RAUDUO também está equipada com uma arruela de vedação adequada para edifícios existentes, com uma largura de 6 mm e extremidade cónica. Isto permite uma ligação precisa com a parede e o pavimento, compensando assim as irregularidades das destes ou quaisquer outras circunstâncias que podem ser encontradas com facilidade em edifícios existentes.

Além disso, a montagem da calha combinada pode ser efetuada de forma simples e rápida: os tubos de aquecimento montados na parte superior da calha RAUDUO são adequados para diâmetros externos de até 20 mm e são fixados utilizando o suporte de tubo de aquecimento, que é encaixado à base. Em casos de condições estruturais difíceis, como paredes irregulares, qualquer abertura que apareça na separação da câmara deve ser fechada com silicone. Na calha, um amortecedor térmico garante o isolamento funcional, de forma que a temperatura de 30°C não seja ultrapassada na câmara elétrica.

CALHAS COM QUALIDADE TESTADA

As calhas de rodapé SL, SL-L e SL-T e as calhas combinadas RAUDUO estão devidamente equipadas com separadores integrados, permitindo assim a instalação de cabos de diferentes níveis de tensão.

Em particular, o comportamento da temperatura no amortecedor térmico foi testado com detalhe na calha elétrica e de aquecimento: a calha combinada RAUDUO foi testada quanto ao seu comportamento de temperatura (DIN VDE 0298 Parte 4). Mesmo com altas temperaturas de fluxo nos tubos de aquecimento, as temperaturas nas áreas de instalação dos cabos elétricos permanecem abaixo de 30°C e, portanto, não ocorre nenhum problema sob cargas de corrente normais.

MONTAGEM EFICIENTE E QUE ECONOMIZA TEMPO

obo
Figura 3.
Caixa de aparelhagem e calha instalada num ângulo.

As calhas de rodapé permitem uma instalação elétrica rápida e flexível. A sua construção modular economiza muito tempo durante a montagem e torna a cablagem dos cabos mais simples do que nunca. A caixa de aparelhagem pode ser aplicada em qualquer lugar, de forma a que dados e energia estejam onde são necessários. Existem diferentes variantes, por exemplo: uma simples para aparelhagem standard com anel de suporte e outra dupla com tomadas Schuko incluídas.

Nas calhas elétricas e de aquecimento RAUDUO, destaca-se também a montagem eficiente: basta montar a base da calha no pavimento e inserir o isolamento na caixa de aparelhagem.

Ambos os sistemas possuem separadores integrados, permitindo assim a instalação de cabos de diferentes níveis de tensão.

Documento: Calha combinada RAUDUO (obo.pt)

Vídeo: Instalação da calha de rodapé SL – OBO Bettermann – YouTube