O crescimento em França dá um grande impulso à Kingfisher

brico depotO grupo britânico DIY Kingfisher teve um ótimo trimestre. O enorme crescimento em França foi particularmente notável.

O boom do DIY continua 

As vendas no primeiro trimestre atingiram 3,44 mil milhões de libras (aproximadamente 4 mil milhões de euros), o que representa um aumento de 60% em relação ao ano anterior. O facto de as receitas da empresa-mãe da B&Q, Castorama e Screwfix, entre outras insígnias, terem sido superiores em mais de 20% às de 2019 – ou seja, antes da crise – atesta a forte performance do grupo de DIY nos últimos meses.

O grupo cresceu mais rápido do que o mercado, quer no Reino Unido, quer em França, escreve a Retail Gazette. As vendas no Reino Unido e na Irlanda aumentaram 66,8% em relação ao ano anterior, para 1,82 mil milhões de libras (2,1 mil milhões de euros). O desempenho em França foi ainda superior: lá a faturação quase duplicou (+ 97,4%) para 1,17 mil milhões de libras (1,4 mil milhões de euros). No ano passado, as filiais francesas Castorama e Brico Dépôt regressaram ao crescimento pela primeira vez nos últimos cinco anos.

Revisão das previsões

As vendas online do grupo aumentaram 63% em relação ao ano anterior, com a Kingfisher a obter atualmente mais que um quinto da sua receita através do comércio eletrônico. Em comparação com 2019, o aumento neste canal atingiu uns impressionantes e inesperados 258%.

“Devido ao forte arranque do ano, esperamos agora que as vendas e os lucros antes dos impostos excedam, no primeiro semestre do ano, as nossas expectativas anteriores”, disse o CEO Thierry Garnier.