Inquérito de Conjuntura 4º trimestre de 2023 – Síntese

Apesar dos impactos negativos causados pela redução dos preços de venda ao longo de todo o ano de 2023, agora que o processo parece ter estabilizado, as empresas começam a apresentar melhores indicadores, quer nas vendas, quer na apreciação do nível de atividade e os indicadores apurados ficaram acima das expetativas.

– Neste período, a percentagem das empresas que aumentaram as vendas face ao trimestre anterior subiu de 9% para 22,3%, apesar de 24,7% terem referido a diminuição, enquanto a maioria (53%) indicou a sua manutenção

– A percentagem das empresas que considerou “bom” o respetivo “nível de atividade” também aumentou dos 9,1% no período anterior para 26,7%, contra 31,1% (superior) que o considerou “deficiente”

– 33,3% das empresas aumentaram as vendas face ao mesmo período do ano anterior, ligeiramente mais da percentagem das que referiram a sua diminuição (31,1%)

– Os preços de venda subiram ligeiramente, com 79,4% das respostas, ponderadas pelos 25 grupos de produtos, a indicar a sua manutenção, 11,7% a referir o aumento e 8,9% a diminuição

Consultar documento

Partilhar: