Conferencia Internacional da Pedra Natural

No passado dia 10 de novembro de 2021, o Centro de Congressos da Alfândega do Porto acolheu a II Conferência Internacional da Pedra Natural

A iniciativa foi promovida pela ANIET – Associação Nacional da Indústria Extrativa e Transformadora no âmbito do Projeto SIAC Internacionalização Stone Export+. Com início pelas 10h00 da manhã (Portugal Continental), a Conferência contou com um painel de oradores nacionais e internacionais que partilhou os seus conhecimentos sobre a Pedra Natural, nomeadamente Eng. Jorge Mira Amaral (ANIET), Eng.ª Francelina Pinto (ANIET), Dr. Jorge Salvador (AICEP), Dra Margarida Matos (Casa da Arquitetura), Arq.º Francisco Sousa Rio (Câmara Municipal do Porto), Dr. Anil Taneja (WONASA – Associação Mundial da Pedra Natural e LITOSonline.com), Eng.º Paulo F. Giafarov

(WONASA – Associação Mundial da Pedra Natural), Dr. Piero Primavori (PSC Primavori Stone Consulting), Dr. João Sardo (Market Access), Dr. Vince Marazita (Stone Trends International), Dr. Imran Mhomed (JPAB – José Pedro Aguiar Branco Advogados) e Dra Elena Amadini (VeronaFiere).

Durante a Conferência foram abordados diversos temas de interesse para a atualidade do setor, divididos em 2 painéis: (1) Gestão e Estratégia e (2) Mercados, mediante a apresentação de campanhas de promoção a nível nacional e internacional (“Portuguese Stone The Natural Path” e “Made in Portugal Naturally”), novas realidades e desafios do setor, bem como o potencial exportador do setor em Portugal e tendências e oportunidades para diversos mercados e eventos internacionais.

Esta edição da Conferência desenrolou-se num regime híbrido, através de uma plataforma digital desenvolvida para o efeito.

Com transmissão em direto através do Centro de Congressos da Alfândega do Porto, a Conferência contou com a participação de 393 inscritos. Entre os inscritos estiveram empresas de pedra natural, associações, universidades e os seus estudantes, empresas de construção, gabinetes de arquitetura e outros interessados, portugueses e estrangeiros de 16 nacionalidades diferentes.

O evento foi muito bem recebido em Portugal e nos mercados internacionais. A transmissão na plataforma permitiu um contacto direto e constante entre oradores e participantes, facilitando as sessões de perguntas e respostas. Os participantes mostraram-se muito satisfeitos com o fórum e dirigiram diversas felicitações de apreço à organização.

Pode aceder através dos seguintes links:

– à gravação da Conferência: https://youtu.be/ZgQOjUpCM7A

– às apresentações:

– Portuguese Natural Path, Francelina Pinto ANIET
– Made in Portugal naturally-  Jorge Salvador AICEP 
– Casa da Arquitectura as Cultural Heritage- Margarida Matos-Casa da Arquitectura 
– Challenges and Perspectives of Rehabilitation of Oporto Old Town – Francisco Sousa Rio

– How do we Reach the Most Important Customers – Paulo F.Giafarov- Wonasa 
– Digital Transition in the Producers of Natural Stone- Piero Primavori- PSC Primavori Stone Consulting