CONCEXEC acolhe Evento Demonstrador do Projeto CircularBuild

No passado dia 22 de junho, pelas 14h30, decorreu o Evento Demonstrador do Projeto CircularBuild.

O evento teve lugar nas instalações da CONCEXEC, líder do Projeto CircularBuild, apoiado pelos EEA Grants, contando na sessão de abertura com a intervenção da Dr.ª Susana Escária (Secretaria Geral do Ambiente) e do Prof.º Victor Ferreira (Cluster Habitat Sustentável), abordando entre outros aspetos o papel dos EEA Grants e do Programa Ambiente.

O Arq.º Jaime Silva (CONCEXEC – Arquitectura, Lda.), abordou o âmbito do projeto CircularBuild, tendo o Eng.º Armando Pinto (LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Lisboa) apresentado as características técnicas do sistema construtivo CircularBuild e respetiva validação decorrente dos ensaios executados. Sobre o laboratório norueguês RISE, foram abordados os trabalhos executados na avaliação do comportamento ao fogo do sistema construtivo CircularBuild, através do ensaio de resistência ao fogo.

A intervenção dos vários oradores, culminou na apresentação dos desafios temáticos da circularidade, que a pré-fabricação e eficiência de recursos trazem, através do Prof.º Victor Ferreira em nome do Cluster Habitat Sustentável, enquanto parceiro do Projeto CircularBuild.

Esta sessão terminou com a intervenção do Sr.º Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Eng.º Joaquim Jorge, através do enquadramento estratégico da autarquia e das empresas, na valorização do Município.

O evento terminou com a visita ao Demonstrador e com um momento de networking entre os parceiros do projeto e os restantes participantes.

 

O Projeto CircularBuild

O projeto CircularBuild – Desenvolvimento e Validação do Conceito de Circularidade Aplicada à Construção Pré-fabricada Modular visa a investigação de materiais alternativos, a integrar no sistema construtivo modular pré-fabricado do promotor líder, CONCEXEC – Arquitectura, Lda., numa perspetiva de circularidade, permitindo o reaproveitamento de matérias-primas secundárias e o uso criterioso de recursos, sem comprometer o seu desempenho energético e contribuindo para os novos paradigmas de “Edifícios Carbono Zero” e nZEB – near Zero-Energy Building.

Promotor do projeto: CONCEXEC – Arquitetura, Lda.

Copromotores: Cluster Habitat Sustentável, LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Lisboa e Laboratório RISE – Fire Research AS.

Conheça mais sobre o Projeto CircularBuild, visitando-nos em https://www.circularbuild.com.pt/

Os EEA Grants

O desenvolvimento do Projeto CircularBuild encontra-se ao abrigo do Programa Ambiente do Mecanismo Financeiro EEA Grants, suportado pelos países doadores: Islândia, Liechtenstein e Noruega.

Através do Acordo do Espaço Económico Europeu (EEE), celebrado em 1992, na cidade do Porto, a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia.

Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants.

Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários.

Para o período de 2014 – 2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros, distribuída por 15 países beneficiários, dos quais Portugal beneficiará de uma verba total de 102,7 milhões de euros

Conheça mais em https://www.eeagrants.gov.pt/pt/

Partilhar:

Outros Destaques