CERTIF em Assembleia do CMC

Certification Management Committee teve Assembleia Geral em Ljubljana. Em causa a certificação de equipamentos elétricos, desde cabos a aparelhos de baixa tensão e eletrodomésticos, com interesse para as empresas exportadoras portuguesas.

A CERTIF, na dupla qualidade de Member Body e de National Certification Body,  participou na Assembleia Geral do CMC (Comité de Gestão da Certificação) do IECEE, que é o sistema internacional que agrupa os esquemas de avaliação da conformidade para o equipamentos e componentes elétricos.

Na reunião, que teve lugar em Ljubljana, Eslovénia, foram, entre muitas outras decisões, aprovadas atualizações de vários procedimentos e analisado acompanhamento dos peer-assessments. De registar que foram suspensos alguns países e mantidas outras suspensões, não podendo os seus NCB emitir certificados, uma vez que os respetivos Governos não aceitam as regras do reconhecimento.

O interesse para as empresas portuguesas nesta participação da CERTIF resulta da possibilidade de emissão de certificados CB – Scheme, o que permite a aceitação direta dos certificados de ensaio em todos os membros do acordo.

A CERTIF é o único Organismo de Certificação membro quer dos Acordos Internacionais do IECEE quer dos Acordos Europeus do ETSI para a área elétrica.

A certificação de equipamentos elétricos, desde cabos a aparelhos de baixa tensão e eletrodomésticos, é hoje uma exigência em todos os mercados mais competitivos, não sendo já, em muitos casos, fator diferenciador, mas condição necessária imposta pelos clientes na relação B2B.

A certificação do produto requer a realização de ensaios em laboratórios acreditados e uma auditoria e acompanhamento do respetivo processo pelo Organismo de Certificação. Para as empresas exportadoras é de grande importância o acesso a marcas de conformidade reconhecidas e aceites pelo mercado e é nesse sentido que a CERTIF participa nos Acordos Europeus e Internacionais da área elétrica.

A maior importância para as empresas portuguesas destes acordos internacionais é o facto de a CERTIF, enquanto Organismo de Certificação reconhecido poder emitir os certificados CB-Scheme que lhes permite obter o reconhecimento nos países de destino sem repetir ensaios ao produto.

A CERTIF é, igualmente, membro da ETICS, organização europeia, que lhe permite atribuir marcas de conformidade europeias de que é coproprietária e indispensáveis para o acesso de muitos produtos e mercados exigentes.

Partilhar:

Outros Destaques