Boletim Número 19 “Vencer a Crise”

“NO INICIAR DE UM NOVO CICLO A NECESSIDADE DE UMA MUDANÇA NA POLÍTICA ECONÓMICA”
Olhar mais a médio prazo e construir políticas com base nos factores críticos e nos desafios estratégicos colocados à economia portuguesa.

# OS NÚMEROS:
“INDICADORES ESTATÍSTICOS NACIONAIS”
Acima da média da Zona Euro, em 2023 a economia portuguesa cresceu apenas 2,3% e mantém-se, em lume brando, a caminho de um crescimento em 2024, ainda menor.

“UMA UNIÃO EUROPEIA EM CONTÍNUA PERDA … E A DUAS VELOCIDADES” Uma Europa a fechar-se sobre si e sem capacidade de competir à escala global.

# AS POLÍTICAS:
“A DECLARAÇÃO DA HULPE – CONTRIBUTOS DA SMEUNITED”
A Presidência do Conselho da União Europeia (UE) está a consultar os parceiros sociais da UE, na preparação de uma declaração interinstitucional sobre a futura Agenda Social da União Europeia, a ser assinada durante uma conferên-cia em La Hulpe (Bélgica), a realizar no próximo mês de abril.

“COMPETITIVIDADE E CUSTO FISCAL DO TRABALHO”
Como a alta fiscalidade incidindo sobre o factor trabalho compromete a competitividade da nossa economia.

“DEPOIS DOS OBJECTIVOS DE SUSTENTABILIDADE (SDG) E AS COMPETÊNCIAS (IDG)”
A favor da sustentabilidade existe um novo movimento que defende que os objetivos de desenvolvimento susten-tável (SDG) propostos pelas Nações Unidas precisam de ser complementados pelos objetivos de desenvolvimento interior (IDG), capacitando as pessoas para liderar processos de transformação e desafios complexos.

# OS DESAFIOS:
“A IMIGRAÇÃO E OS NOVOS RESIDENTES EM PORTUGAL – UMA ANÁLISE”
Sendo a imigração um tema da actualidade, é relevante conhecer a realidade da dinâmica de atracção de imigran-tes e novos residentes do nosso país.

“DOIS ANOS DE GUERRA NA UCRÂNIA – UM BALANÇO”
Decorridos que estão dois anos desde o início da guerra, é tempo de fazer um balanço das causas, da evolução militar, económica e geopolítica do conflito e da sua potencial evolução futura, bem como da evolução geopolítica mundial.

Ler Boletim nº 19 – Vencer a Crise

 

Partilhar:

Outros Destaques