Inauguração do novo centro de formação profissional SIKA ACADEMY

sikaA SIKA PORTUGAL inaugurou em 22 de novembro o novo CENTRO DE FORMAÇÃO SIKA ACADEMY na sua unidade fabril de Ovar.

Numa cerimónia aberta pelo diretor-geral da Sika Portugal, José Soares, o evento contou também com a presença do Embaixador da Suíça em Portugal, Markus-Alexander Antonietti, do Presidente da Câmara de Ovar, Salvador Malheiro e do diretor europa sul da Sika, Ángel Gonzalez Lucas, que conjuntamente inauguraram essas novas instalações.

A iniciativa espelha o compromisso que a companhia tem na formação certificada a clientes e aplicadores, parceiros de negócio e projetistas e reforça a proximidade com o mercado em que a empresa se posiciona, promovendo a criação de mais emprego na comunidade industrial do setor da construção e obras públicas.

A marca Sika continua a apostar cada vez mais no alinhamento do conceito SIKA CONSIGO com as necessidades de formação dos profissionais da construção e do setor industrial, ao formar profissionais certificados pela DGERT, cada vez mais bem preparados e qualificados na utilização de produtos e soluções Sika na construção, obras públicas e outras indústrias complementares.

“O nosso compromisso com a sustentabilidade e inovação manifesta-se ainda mais além do desenvolvimento de soluções fiáveis e muito duráveis, que disponibilizarmos habitualmente ao mercado. Isto é, vamos com esta iniciativa ao encontro de elevados patamares de excelência na formação dos nossos clientes e parceiros de negócio e no contributo para a criação indireta de emprego qualificado e certificado, no setor da construção e das tecnologias para a construção, assim como para outras indústrias paralelas”, adianta José Soares, diretor-geral da Sika Portugal.

A empresa criou desta forma dois espaços distintos para formação na sua unidade de produção de Ovar, ao disponibilizar duas novas salas de formação, sendo uma para ações teóricas e outra para sessões práticas, melhorando significativamente a qualidade das ações de formação e proporcionando um potencial crescimento desses eventos técnicos.

“A formação está no nosso ADN e é uma prática frequente, quer na constante formação técnica interna de todos os quadros da companhia, quer na formação externa dos profissionais que lidam, a montante e a jusante, com a aplicação de soluções Sika na construção e em todos os mercados-alvo em que operamos”, refere José Soares, “na qual o desenvolvimento de novas competências técnicas contribui para o empreendimento de mais empresas e de novas atividades profissionais no âmbito da construção e na alavancagem sustentável de mais negócio para as empresas portuguesas”, sublinha o líder da empresa.

A Sika já tinha formado anualmente, antes da pandemia, mais de um milhar de profissionais, em cerca de 120 ações de formação e pretende no futuro próximo melhorar esse registo, requalificando agora as suas instalações para esse propósito.

“Desde 2015, globalmente, a Sika fez 25 aquisições, abriu 11 novos subsidiárias nacionais e 44 novas fábricas. Nesse contexto empreendedor, a inovação é um dos pilares da nossa estratégia de crescimento, com 83 novas patentes registadas em 2020. Temos 21 centros tecnológicos globais, mais de 1100 funcionários dedicados a I&D e mais de 3500 patentes nacionais estão registadas em todo o mundo, pelo que o contributo da formação técnica certificada que proporcionamos aos profissionais é um must para nós”, acrescenta Gonçalo Carvalho, diretor de marketing e do mercado-alvo building finishing da Sika Portugal.

Depois da aquisição e da integração total da PAREX em 2021 em 23 países, a Sika fechou recentemente mais um acordo definitivo para adquirir o MBCC Group, a antiga BASF Construction Chemicals, líder mundial na produção de produtos químicos para a construção. Esta aquisição irá complementar e alargar a oferta de produtos e soluções da Sika em quatro de cinco tecnologias principais e em sete dos oito mercados-alvo da Sika, pelo que se reforçará ainda mais a sua presença geográfica. O negócio combinado que se espera alavancar vendas globais do grupo Sika na ordem dos 11 mil milhões de Euros em 2023, será um acelerador fundamental para permitir aos clientes da Sika, do MBCC Group e à indústria da construção levar a transformação sustentável mais longe e mais rapidamente.