Semana do Desenvolvimento Sustentável Saint-Gobain

Entre os dias 30 de maio e 3 de junho, a Saint-Gobain em Portugal apresenta a Semana do Desenvolvimento Sustentável Saint-Gobain, uma programação de excelência que coloca a sustentabilidade no centro do debate. Diversas formações e ações de sensibilização decorrem em paralelo com a Semana Europeia do Desenvolvimento Sustentável e promovem a discussão de temas como a diversidade ou o crescimento baseado na consciência ecológica.

O mote parte do propósito “Making the World a Better Home”, com os holofotes direcionados para o combate às alterações climáticas e para a proteção dos recursos. A iniciativa insere-se na estratégia definida, que estabelece como meta final o alcance da neutralidade carbónica em 2050 e está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

No primeiro dia, a empresa colabora com a Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI) para uma masterclass, que incide sobre os desafios correntes do trabalho inclusivo e fomenta os próprios Colaboradores a repensar a forma como a diferença pode ser transformada em integração.

A 31 de maio, a Saint-Gobain em Portugal oferece a todo o público o seu mais recente e-book, intitulado “Construção Sustentável com Saint-Gobain”. Motivado pela compreensão holística e aprofundada do tema, o documento digital descreve os objetivos, desafios e consequentes soluções que permitem caminhar para o desenho de cidades assentes na sustentabilidade.
“A nossa atividade assenta principalmente em três pilares de atuação: descarbonização das operações, economia circular e saúde e bem-estar. Estamos conscientes de que a transformação dos hábitos sustentáveis não se faz de forma rápida, mas é precisamente por essa razão que decidimos apostar em diversas iniciativas de sensibilização, quer para um público externo, quer para os nossos Colaboradores”, afirma José Martos, CEO da Saint-Gobain em Portugal.

O alinhamento inclui ainda, a 1 de junho, uma formação sobre como desenvolver uma página pessoal de LinkedIn, pelas mãos de Carlos Cardoso e aberta a todos os Colaboradores.

“Encaradas como pilar fundamental na gestão da Saint-Gobain, as pessoas e as suas carreiras não poderiam ter ficado de fora desta semana. O Bem-Estar das pessoas é na Saint-Gobain um dos eixos de atuação na sustentabilidade e por isso é importante para nós a motivação e desenvolvimento dos nossos colaboradores. Queremos dar voz à nossa marca começando internamente pelos melhores embaixadores, as nossas pessoas”, sublinha Ana Gravato, Coordenadora de Comunicação Corporativa na Saint-Gobain em Portugal.

No mesmo dia, a Saint-Gobain em Portugal dinamiza, na sua página de Instagram, a sessão em direto “Desperdício Alimentar” com a Kitchen Dates, um projeto de literacia alimentar que ajuda pessoas e organizações a reduzir o seu impacto no planeta.

Já a 2 de junho, a Saint-Gobain em Portugal une-se ao BCSD Portugal, o Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, para um webinar que explana sobre quais os desafios das indústrias atuais para conseguir dar resposta ao desenvolvimento sustentável. Tendo como mote as regras e dicas sobre reciclagem, a formação online “Gestão e Separação de Resíduos”, em parceria com a Sociedade Ponto Verde, finaliza com distinção a semana.

Ainda a 30 de maio e 03 junho publicaremos nas nossas redes sociais dois podcasts realizados pela Leca Portugal e pela Saint-Gobain Glass Portugal em parceria com o portal da construção sustentável.

A 02 de Junho será também realizada a inauguração do novo parque de painéis fotovoltaicos no centro da Leca Portugal em Avelar, contando com a presença de Torben Dyrberg, CEO da Leca Internacional.

Hoje, a Saint-Gobain em Portugal manifesta múltiplos exemplos que vão ao encontro do seu desígnio sustentável, como o uso total de energia verde em todos os centros, uma frota de veículos híbridos ou matérias-primas alternativas que minimizam os riscos para a saúde dos profissionais. Desta forma, o plano é prosseguir a rota diária da inovação, através de soluções que melhorem o conforto térmico, acústico e visual e a qualidade do ar interior em todos os edifícios projetados.

Link para registo.

Ebook