Saint-Gobain Weber assinala 30 anos de atividade em Portugal

Saint-Gobain Weber assinala 30 anos de atividade em Portugal com uma posição sólida

Empresa pretende ser o parceiro de referência do setor da construção com a sinergia das marcas Weber, Placo® e ISOVER

2020 é o ano em que a Weber celebra 30 anos no mercado português. Um crescimento sólido e robusto, focado na inovação, que tem vindo a ser consolidado desde a década de 90. Na altura apenas com 13 colaboradores, ergueu uma organização de referência no setor da construção nacional. Atualmente com 150 funcionários, apresenta uma capacidade de produção de mais de 100.000 toneladas anuais. 

Volvidos 30 anos, as perspetivas para o futuro mantêm-se alinhadas para a Saint-Gobain Portugal S.A, que ambiciona ser a marca de referência no mercado da construção com sistemas integrados, através das marcas Weber (argamassas), Placo ® (gesso e placas de gesso) e ISOVER (isolamento).

Foram vários os projetos emblemáticos que distinguiram este percurso: a compra da FIXICOL em Portugal, a aquisição do fundo de comércio da Stickfit e também do Grupo Maxit. Em todos os casos com a preocupação de automatizar a produção e apostar na evolução tecnológica.

Os anos 2000 foram pautados pela construção do Centro do Carregado, que está atualmente a ser ampliado para o acolhimento das novas marcas, investimento que estará concluído no primeiro trimestre de 2021. Em 2020, a empresa investiu numa nova linha de produção em Aveiro, cujo valor rondou os 1,2M de euros, de forma a ampliar a oferta e aumentar a produtividade. Ainda durante este ano, é de salientar o desenvolvimento na atividade dos pavimentos com uma nova oferta e conceito de comunicação, bem como a sinergia das marcas Weber, Placo® e ISOVER. 2021 é um ano que começa com a celebração do Prémio 5 Estrelas em dois produtos da marca Weber – webercol flex lev e webertherm pro –, logo na primeira vez que concorreu ao prémio.

A inovação também continua a ser uma das grandes apostas estratégicas para a Saint-Gobain Portugal S.A., contribuindo para a estratégia global do grupo, que é um dos 100 mais inovadores do mundo. Em Aveiro está sediado o Centro de Competências de Argamassas, com foco na Investigação e Desenvolvimento. É a partir de Aveiro que se desenvolvem muitos produtos para o mundo, dentro do universo Saint-Gobain. O Centro de Competências é reconhecido pelo Ministério Francês de Investigação e Desenvolvimento como Centro I&D de referência. O bom trabalho desenvolvido ao longo dos anos faz com que mais de um 30% de vendas sejam de novos produtos desenvolvidos e produzidos em Portugal, produtos esses que não existiam há 5 anos. De notar ainda que a Weber soma cinco patentes em coautoria, resultado de todo o trabalho de investigação e desenvolvimento feito internamente e em cooperação com muitas organizações, universidades e clusters de referência.

Reiterando o seu compromisso com o meio-ambiente, a Saint-Gobain Portugal S.A. tem em curso um roadmap de sustentabilidade, com um plano de ação estruturado para 2025, que tem como desígnio tornar a empresa numa entidade com carbono zero em 2050. Este projeto prevê a atuação em várias frentes, nomeadamente através das matérias-primas, produtos e embalagens. Ao nível de EHS (Environment, health and safety), a empresa mantém o foco em desenvolver locais de trabalho seguros, respeitando o ambiente e as suas pessoas.

Os objetivos da Saint-Gobain Portugal S.A. são hoje mais claros do que nunca: ser uma empresa de referência no mercado nacional, pela sua excelência operacional, focada na digitalização, Indústria 4.0 e WCM (World Class Manufacturing). A evolução tecnológica também veio acelerar a necessidade do foco no cliente, tendo sido criada uma área dedicada ao Customer Experience, bem como a importância dos dados na gestão da organização. Ao colocar os dados no centro da tomada de decisão, a Saint-Gobain Portugal S.A pretende tornar as estratégias adotadas mais estruturadas e eficazes na sua gestão diária, reafirmando o seu dinamismo e o foco cada vez mais orientado no cliente.

Enquanto atuação no mercado, tem como ambição ser a referência no sector da construção, com uma oferta integrada, tendo como foco a eficiência energética dos edifícios e a qualidade de vida de quem os vive: o conforto térmico, a qualidade do ar interior, a acústica e a proteção contra o fogo são alguns dos temas que guiarão o desenvolvimento de novos produtos.

Assista aqui ao vídeo que celebra 30 anos da Weber em Portugal.