Por YM Comms Team | Henoque Duarte e Carolina Vieira
No passado dia 15 de novembro, ocorreu no Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel o 1ª Young Talks, promovida pelo recém-criado grupo Young Merchants da Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção em conjunto com a Saint-Gobain Portugal.
Num evento que reuniu perto de 40 participantes dos mais diversos pontos do país, o principal objetivo foi o de networking e de partilha de ideias, desafios e oportunidades sobre o futuro do setor da distribuição de materiais de construção e toda a sua cadeia de valor, em Portugal.
O evento começou com um almoço de networking que permitiu “quebrar gelo” e aproximar todos os participantes, num ritmo mais informal do que é habitual nestes eventos. Ainda assim, as preocupações dos Young Merchants tendem a estar em linha com as gerações antecessoras ou fundadoras dos seus negócios, dado que falamos de uma grande maioria de empresas familiares, pelo que se seguiu um momento de apresentação de alguns números relevantes sobre o setor e toda a sua cadeira de valor – distribuição de materiais de construção – por parte do Presidente da APCMC, José de Matos. As estatísticas demonstram que estamos perante um crescimento sustentado ao longo dos últimos anos e, apesar de tudo, um setor resiliente e sobrevivente de diferentes marés.
A presidente da APCMC Young Merchants – Carla Carreira – tomou a palavra, logo de seguida, deixando uma mensagem de motivação que apelava à maior participação das novas gerações deste setor a fim de fortalecer uma rede de contactos que permita a contínua melhoria e crescimento das empresas distribuidoras de materiais de construção numa lógica mais sustentável e interconectada.
O evento prosseguiu com uma dinâmica, tradicionalmente mais anglo-saxónica, de “focus-group e brainstorming” lançada pelo Diretor Experiência ao Cliente da Saint-Gobain – Rogério Ribeiro que, afirmou inclusivamente (ter sido) “um orgulho enorme (a promoção) da realização deste primeiro evento com a APCMC Young Merchants, olhar para o futuro e definir estratégias e passos a dar juntamente com os jovens gestores dos Comerciantes de Materiais de Construção”.
Organizados em grupos, os participantes da 1ª Young Talks tiveram a oportunidade de responder a algumas questões que abordavam quatro grandes temáticas: construção – tendências e desafios do setor; o momento atual com a abordagem aos players existentes e sua rede de influência; um olhar sobre o futuro daqui a 7 anos, “2030 is around the corner” e, ainda, expetativas para parcerias da Saint-Gobain com a sua rede de distribuição.
Na opinião de Fernando Pinto, administrador da Pinto e Filhos, “da nossa primeira Young Talks, acho que o destaque merece ser dado ao formato do evento da tarde, pouco explorado neste tipo de eventos: o Focus Group. Ao contrário da comunicação unidirecional da palestra, o Focus Group permitiu a quem participou ensinar e aprender em igual medida. Num ambiente informal de mesa-redonda, colegas de sector partilharam ideias, esperanças e incertezas quanto ao futuro. Da minha parte, saí com a convicção que são muito mais as forças que nos unem do que as que nos separam.”
Carla Carreira, administradora da Macolis e Presidente dos Young Merchants Portugal, referiu ter sido “um encontro fantástico, de partilha e reflexão sobre o futuro, com uma importante tónica de união e parceria, num ambiente informal, descontraído onde todos puderam dar o seu contributo”. Deixou, ainda, uma palavra de entusiasmo e agradecimento a todos os que participaram, ao patrocinador e impulsionador imediato deste evento – Saint Gobain – assim como à APCMC.
Na opinião de Carolina Vieira, administradora da J. Justino das Neves e vice-presidente dos Young Merchants Portugal, “a 1ª Young Talks foi um pontapé de saída fabuloso para o networking entre as novas gerações de empresas distribuidoras de materiais de construção ou da sua cadeia de valor, porque permitiu num espírito informal a partilha de experiências e ideias, que constituem desafios e oportunidades para um conjunto de agentes, que convivem com uma mudança significativa no que refere às exigências do cliente e mercado, num mundo cada vez mais acelerado, conectado e digital.”
O evento encerrou com a promessa e expetativa da 2ª Young Talks a acontecer durante o próximo ano 2024 e, também, com a consciência de que estes momentos fazem cada vez mais falta, especialmente quando permitem um nível elevado de interação e troca de ideias. Rogério Ribeiro acrescentou ainda que este foi um “fantástico momento de partilha de ideias e de estreitar de laços” entre gerações que construem o futuro.
Here we go, Young Merchants! Um grupo por todos e todos por um setor.
Participantes da 1ª Young Talks promovida pela APCMC Young Merchants Portugal com o patrocínio da Saint Gobain