Saint-Gobain Portugal promove semana da Sustentabilidade

Empenhada em contribuir ativamente para a sustentabilidade do setor, a Saint-Gobain Portugal S.A. – ISOVER, Placo® e Weber estará a promover, entre os dias 28 de março e 3 de abril, a Semana da Sustentabilidade. O evento terá como desígnio comunicar, informar e sensibilizar os diferentes stakeholders – clientes, parceiros e público em geral – para os objetivos da empresa: atingir as emissões de carbono zero até 2050 e os objetivos intermédios até 2025/2030.

O evento online terá novidades e destaques a cada dia. Serão apresentadas novas ferramentas de comunicação digital da empresa, sendo estas um podcast promovido pela ISOVER, Placo®, Weber e Leca®, um vídeo e um e-book. Haverá ainda um webinar, bem como uma ação com uma influenciadora para promover os objetivos da Semana da Sustentabilidade. Paralelamente, encontram-se disponíveis no site construir.saint-gobain.pt os projetos principais, bem como as diferentes fases do Roadmap da Saint-Gobain Portugal S.A. – Jornada da Sustentabilidade.

O roadmap assenta no diagnóstico, definição de prioridades e objetivos para 2025 e 2030, bem como na definição do plano de ação que envolve todas as áreas do Grupo, com um forte investimento em I&D. Este está relacionado com a economia circular, através da utilização de matérias-primas não virgens nos produtos (com os objetivos de redução), resíduos associados à ETARI, eficiência energética implementando iluminação led e extensão de painéis solares e minimização do impacto das embalagens no ambiente.

Destaque ainda para a apresentação das soluções da Saint-Gobain Portugal S.A. que são uma referência no mercado, pelo seu contributo para um setor mais sustentável. Falamos do webercol flex lev da Weber, um cimento-cola para colagem de cerâmica, que utiliza 30% de matérias-primas recicladas provenientes de outras indústrias, contribuindo de forma muito positiva para o objetivo de redução de emissões carbónicas. O produto arrecadou em 2021 o Prémio Nacional da Sustentabilidade, na categoria de descarbonização, e em 2022, pelo segundo ano consecutivo, o Prémio Cinco Estrelas na categoria cimento-cola. Do mesmo modo, existem outros produtos da Weber que incorporam matérias-primas recicladas na sua composição, tais como o weberfloor base rapid, com 55% de matéria-prima reciclada, ou o weberfloor base, com 35% de matérias recicladas, que integram a gama de pavimentos da empresa.

A gama Geowall está também alinhada com este propósito. Trata-se de uma linha de soluções de lã mineral de rocha, não hidrófilas e sem revestimento, produzida a partir de rocha basáltica e que contêm na sua composição um teor de material reciclado superior a 50%. É 100% reciclável e pode ser reaproveitada indefinidamente, desde que retirada com cuidado para não a danificar.

Além desta, existem outras lãs ISOVER, de vidro e de rocha, que pretendem minimizar o impacto ambiental no setor da construção, por forma a contribuir para a eficiência energética dos edifícios. Em adição, todos os produtos de lã de vidro da ISOVER têm mais de 50% de matérias-primas recicladas.

Em destaque está também o ETICS – sistemas webertherm da Weber, que dão resposta a várias preocupações do consumidor final e que vão além do conforto térmico, como é o caso da preservação do meio ambiente. O sistema de isolamento térmico pelo exterior – webertherm comfort – arrecadou ainda o Prémio Produto do Ano 2022.

De sublinhar a tecnologia Activ’Air® da Placo®, única e patenteada pela empresa, que está presente em várias placas de gesso, caracterizada por purificar o ar, melhorando o ambiente interior.

Após a Semana da Sustentabilidade, haverá também oportunidade para explorar alguns projetos levados a cabo pela Saint-Gobain a nível internacional, como a fábrica de gesso com zero emissões, políticas de reciclagem Placo®, Academia Climate, Fundo de Carbono, entre outros.

Partilhar:

Outros Destaques