Saint-Gobain Portugal foca-se na proximidade e no bem-estar das suas pessoas

  • A ação “Saint-Gobain Contigo Live” surge de uma estratégia focada no colaborador (e respetivas famílias) e nas suas atividades quotidianas, adaptada de forma metódica às particularidades que o momento atual exige.
  • A ação abrange workshops ao vivo destinados a promover o bem-estar dos colaboradores e das suas famílias, através de atividades como artes plásticas, cuidados com o corpo, culinária, atividades para os mais pequenos e muito mais.
  • Desde março de 2020, têm sido desenvolvidas várias iniciativas na empresa com vista a promover a coesão e o bem-estar físico e psicológico das equipas.

O último ano, em confinamento, tem sido um desafio sem precedentes também para os setores dos Recursos Humanos e da Comunicação nas empresas. Reconhecendo uma disrupção sem bilhete de regresso ao passado igual ao que conhecíamos, a Saint-Gobain serviu-se do Digital, da Tecnologia e de Boas Ideias para iniciar uma nova etapa na sua política de relacionamento e proximidade com os colaboradores, assente na promoção do seu bem-estar físico e emocional.

Para além da implementação de uma série de ações focadas em Gestão do Talento e na Experiência do próprio colaborador ao longo dos últimos meses, a Saint-Gobain tem colocado todos os seus esforços para assegurar a felicidade das suas equipas de trabalho no dia-a-dia, apoiando-se fortemente em estratégias de proteção da Saúde e do bem-estar dentro e fora do ambiente de trabalho.

O projeto Saint-Gobain Contigo Live, em Portugal, é focado nas equipas e nas suas respetivas famílias. Todas as tardes, pelas 17h30, é disponibilizado a todos um novo conteúdo visual prático, transmitido ao vivo no canal do Youtube da Saint-Gobain Portugal, para auxiliar a atenuar diferentes dificuldades inerentes ao período de confinamento. Os workshops foram desenhados de forma a abrangerem várias áreas e interesses distintos, numa tentativa de procurarem incorporar a variedade de perfis de todos os colaboradores e das suas famílias. São ministrados por especialistas nas áreas de Desporto, das Artes, do Lifestyle, do Entretenimento, da Saúde e muito mais, ficando todas as sessões disponíveis para visualização posterior, a pensar naqueles que, por algum motivo, possam não estar disponíveis para assistir aos lives.

Sobre este programa, Ana Gravato, Coordenadora de Comunicação Corporativa para Portugal na Saint-Gobain, explica que “numa primeira fase, naturalmente, a maior preocupação nas empresas foi o foco na prevenção para evitar contágios que pudessem colocar em causa a saúde das pessoas e por consequência o normal funcionamento de todas as operações. Contudo, e com o tempo, fomo-nos apercebendo que o confinamento estava para ficar e entendemos que a proximidade não se podia perder. A vertente psicossocial é uma das nossas prioridades, dada a vital importância que tem no ambiente vivido em qualquer organização e na performance do próprio colaborador”.

Todas as campanhas de Comunicação da Saint-Gobain em Portugal, nestes últimos meses, têm tido por base três pilares fundamentais para o Grupo:

  • A Prevenção, entendida em termos de saúde, foca não só no combate aos possíveis contágios e na educação para a saúde, mas também no zelo pela saúde mental dos colaboradores e no combate ao sedentarismo, por exemplo.
  • O Acompanhamento e Proximidade visa promover a monitorização do estado emocional das equipas, a criação e o estreitamento de relações interpessoais em função dos interesses pessoais e encontrar soluções que permitam manter a união entre as equipas e assegurar que os seus níveis de motivação a satisfação se mantêm favoráveis.
  • A Geração de Marca, que visa reforçar a coesão entre os colaboradores e a empresa, promovendo uma cultura organizacional salubre e em constante evolução, capaz de se adaptar às conjunturas e às necessidades das suas pessoas.

Várias foram as ações de Comunicação Interna já implementadas pela marca nos vários veículos de comunicação de que dispõe, sempre assentes nestes três eixos basilares do plano estratégico. Algumas das ações a nomear passam pelas seguintes:

  –  A informação sobre a atualidade e prevenção no que diz respeito à pandemia, através da rúbrica de vídeo “CORONATIPS”, aprofundado algumas dicas sobre temas como: “Como sair para ir às compras”, “Como passear animais de estimação” ou o “O que fazer quando vou ao médico”.

– O reconhecimento “aos heróis” da casa – todas as pessoas que nunca deixaram de trabalhar, seja nos centros produtivos ou em casa – através da criação de uma corrente de valorização e confiança capaz de promover um sentimento coletivo de superação e coragem, tanto nos canais internos como nas redes sociais: “Aos que vês e aos que não vês… A todos, obrigado”.

– “Contigo somos + SAINT-GOBAIN”: O lançamento de LiveChats para manter as pessoas próximas e informadas, quer ao nível do negócio, quer ao nível de país, mais recentemente com a ação conjunta para todas as pessoas de todos os negócios em Portugal.

Com este tipo de iniciativas, que se preveem duradouras para os próximos meses, a Saint-Gobain pretende dar o seu próprio cunho “à nova normalidade”, que trouxe consigo a consolidação do teletrabalho e a digitalização de muitos dos processos analógicos.

“Os últimos meses têm sido de grande aprendizagem para todos”, explica Ana Gravato, que acrescenta estar certa de que a proximidade dos colaboradores torna “mais eficaz a geração e consolidação de laços que permitam encontrar embaixadores naturais da marca”. “Na Saint-Gobain as pessoas são o nosso maior ativo, pelo que o cuidado com elas, a sua proteção física, emocional e psicológica continuará a estar na lista das nossas prioridades,” reforça a responsável de Comunicação Corporativa para Portugal da Saint-Gobain”, assegura.

A ação “Saint-Gobain Contigo Live” irá permanecer ativa nos próximos meses, dada a forte adesão conseguida nas últimas semanas.

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