Geberit, produtos sustentáveis com plástico reciclado

A qualidade dos produtos Geberit é definida pelo respeito pelo ambiente, durabilidade e preservação dos recursos. Este princípio também se aplica à utilização de plásticos. Como o plástico é reciclável, a Geberit usa cada vez mais os regranulados de plástico.

De acordo com dados da Greenpeace, a produção mundial anual de plásticos é já de cerca de 500 milhões de toneladas. Além de reduzir a utilização de plásticos de utilização única, é importante que as empresas optem pelos plásticos reciclados na produção dos seus produtos. Desta forma, podem ajudar a contribuir para que os plásticos não acabem a flutuar nos oceanos e ajudar a reduzir esta grave ameaça aos ecossistemas marinhos e ao ambiente em geral.

NEM TODO O PLÁSTICO É IGUAL

O plástico oferece muitas vantagens do ponto de vista da sustentabilidade por ser leve, resistente e duradouro, entre outros aspetos. A Geberit, especialista em louça sanitária e tecnologia para a casa de banho, transforma o plástico em produtos de alta qualidade com a garantia de uma longa vida útil. Ao fazer isso, o material do produto é usado da forma mais económica e eficiente possível.

Para economizar recursos usados no fabrico de plástico, a Geberit também usa cada vez mais plásticos reciclados. Atualmente, trata-se principalmente de ABS (acrilonitrila butadieno estireno) que foi recuperado de resíduos eletrónicos. Em 2021, a Geberit processou um total de 940 toneladas desse material. O ABS reciclado fabrica-se triturando, moendo e regranulando os resíduos de plástico recolhidos. Ao fazer isso, é necessária 80% menos energia para produzir o material reciclado em comparação com o material novo.

A Geberit adquire o material reciclado e, em seguida, molda-o na forma desejada por moldagem por injeção. Apenas a cor cinza antracite do plástico revela a sua origem, não podendo ser utilizado em produtos visíveis. Como resultado, o ABS é particularmente adequado para válvulas de enchimento e descarga ou para as estruturas de montagem em placas de descarga, por exemplo.

50% DE PLÁSTICO RECICLADO

No caso específico da válvula universal de descarga Geberit série 240, para autoclismos de exterior, a sua otimização resultou num produto mais leve, entre outros benefícios, com 12% a menos de plástico necessário na produção. A válvula de descarga agora é feita com 50% de material reciclado. Não há absolutamente nenhum sacrifício de qualidade ou funcionalidade ao usar material reciclado, mas precisamente o contrário. A válvula de descarga série 240 é o resultado da otimização do produto em que, além da utilização de material reciclado, se conseguiu obter uma melhoria de 30% no desempenho de descarga em comparação com a versão anterior do produto.

Com esta opção, ao substituir o antigo mecanismo do autoclismo de exterior, está a ser realizada uma dupla ação de respeito pelo meio ambiente: a utilização de um produto duradouro que teve em conta a poupança de recursos e materiais durante a sua produção, e que é muito sustentável na sua utilização diária, pois permite uma poupança significativa de água em cada descarga do autoclismo.