Argila Expandida: Sustentabilidade e Resiliência em Soluções Geotécnicas

A argila expandida foi o grande foco no seminário desta quarta-feira organizado pela Leca Portugal e pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC). Sob o tema ‘Argila Expandida: Sustentabilidade e Resiliência em Soluções Geotécnicas’, o encontro reuniu especialistas de engenharia civil e construção para debater a importância da argila expandida no futuro das infraestruturas, com foco em soluções sustentáveis, casos práticos de aplicação e os desafios impostos pelas alterações climáticas.

Ao longo do dia, foram apresentados estudos técnicos e experiências nacionais e internacionais, incluindo o projeto europeu PEDLER, desenvolvido no CEDEX, em Madrid, que ilustra novas abordagens à utilização da argila expandida em contextos de vias ferroviárias. A sessão juntou investigadores, técnicos e decisores do setor, promovendo uma visão atualizada sobre soluções construtivas que contribuem para cidades mais resilientes, eficientes e sustentáveis.

“Este encontro demonstrou como a versatilidade da argila expandida pode dar respostas concretas aos desafios da transição energética e das alterações climáticas. Ficou claro, através dos casos apresentados, que é possível conciliar resistência, durabilidade e baixo impacto ambiental. Para a Leca Portugal, este seminário foi uma oportunidade para reforçar a nossa missão: apoiar engenheiros, arquitetos e decisores a encontrarem soluções construtivas que, além de eficientes, promovam cidades mais seguras e sustentáveis. Estamos orgulhosos por contribuir para este debate e por consolidar a argila expandida como referência no futuro da construção”, refere Kim Rosenbom, administrador da Leca Portugal.

Do lado do LNEC, Eduardo Fortunato, Vice-Presidente afirma que “O Laboratório de Engenharia Civil tem todo o interesse promover, organizar e acolher este tipo de eventos de disseminação do conhecimento. Como pudemos observar durante as apresentações, é possível identificar vários benefícios na utilização da argila expandida. Para além da preocupação com a circularidade na construção, também sobressaem as vantagens económicas e técnicas. Existe uma ampla variedade de possibilidades para aplicar um material como este, que demonstra comprovadamente um bom desempenho estrutural e geotécnico. Considero que devemos promover, ao nível das escolas, a importância e o potencial destes materiais. Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas com excelentes perspetivas quanto à utilização deste tipo de soluções”.

Este evento contou ainda com o apoio institucional da Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG), da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e da Ordem dos Engenheiros (OE).

Há mais de meio século a inovar na construção sustentável

Presente em Portugal desde 1970, a Leca Portugal integra desde 2008 o grupo Saint-Gobain, através da Leca International, o maior produtor europeu de argila expandida. A fábrica em Avelar, Ansião, é hoje referência na produção de agregados leves, abastecendo não só o mercado português, mas também Espanha, Reino Unido, França, Suécia, África e Médio Oriente.

Com mais de meio século de atividade, a empresa tem investido em soluções que respondem a desafios ambientais e urbanos, desde a construção eficiente até à conservação da água. A sua missão é contribuir para uma construção mais sustentável, reduzindo a pegada ecológica e promovendo a neutralidade carbónica, em linha com os compromissos do grupo Saint-Gobain.

No ano em que celebra 55 anos de inovação, a Leca Portugal reforçou a sua liderança ao concluir a transição para biomassa como principal fonte energética na fábrica de Avelar, com uma redução estimada de 17 mil toneladas de CO₂ até ao final de 2025.

Partilhar:

Outros Destaques