A Geberit aposta nas casas de banho seguras para todos

Por motivo do World Toilet Day

GEBERIT Geberit aposta nas casas de banho seguras para todas as pessoas

Desde 2008 que todos os anos a Geberit equipa zonas necessitadas de todo o mundo com água potável e casas de banho em condições com os seus projetos sociais

Quase 50% da população mundial, 3.600 milhões de pessoas, carecem de um saneamento gerido de forma segura, segundo dados das Nações Unidas recolhidos pela Geberit, especialista em louças sanitárias e tecnologia para a casa de banho, por motivo do Dia Mundial da Sanita (World Toilet Day), que se celebra esta sexta-feira, 19 de novembro.

Além disso, uma em cada três pessoas (2.300 milhões de pessoas em todo o mundo) carece de instalações básicas para lavar as mãos em casa. Em consequência disso, pelo menos 2.000 milhões de pessoas utilizam uma fonte de água potável contaminada com fezes e, todos os dias, mais de 700 crianças com menos de cinco anos morrem de diarreia relacionada com a falta de acesso a água potável e a instalações de saneamento higiénicas e seguras.

O lema do World Toilet Day deste ano «A quem importam as retretes?» faz finca-pé no facto de as retretes e os sistemas de saneamento serem infrafinanciados e mal geridos ou descuidados em muitas partes do mundo, o que provoca efeitos devastadores para a saúde, a economia e o meio ambiente.

De facto, todos nos deveríamos importar mais com as «retretes seguras para todos» dado que a saúde pública depende delas. Basta que algumas pessoas de uma comunidade não disponham de retretes seguras para que a saúde de todos esteja em perigo. O saneamento deficiente contamina as fontes de água potável, os rios, as praias e os cultivos e propaga doenças mortais entre toda a população. Como afirmam na organização World Toilet Day: «Não haverá futuro sustentável sem casas de banho seguras para todas as pessoas».

GEBERIT Social Project Ucrania 2021Consciente desta problemática e da urgência em resolver esta grave realidade mundial, a Geberit organiza diversos projetos sociais que têm como objetivo levar água potável e casas de banho com instalações seguras a várias partes do mundo.

Todos os anos desde 2008, um grupo de jovens voluntários da Geberit, juntamente com especialistas em formação e instalações da Geberit Suíça, em coordenação com a delegação da marca no país acordado, deslocam-se à zona correspondente para pôr em marcha o seu trabalho. Este ano, a colaboração consistiu na total renovação das casas de banho de um instituto de formação profissional e de uma residência de estudantes em Vínnytsia, Ucrânia.

A marca suíça tem o firme compromisso de ajudar a garantir uma higiene em condições de salubridade a toda a população e para isso levou a cabo projetos sociais em países como o Camboja em 2019, Marrocos em 2018 e Nepal em 2017, para referir apenas três das últimas ações realizadas.

David Mayolas, diretor-geral da Geberit Iberia, afirma: «Na Geberit estamos comprometidos em melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas e, por isso, anualmente levamos a cabo projetos alinhados com o lema do World Toilet Day de ‘não deixar ninguém para trás’ e juntámo-nos, há mais de uma década, ao objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU que tem como missão assegurar o acesso à água potável e ao saneamento de toda a população mundial de aqui até ao ano 2030.»