Saint-Gobain aposta em Desenvolvimento & Investimento em Portugal

A Saint-Gobain recebeu nas suas instalações, em Aveiro, a visita do Secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Neves, o vice-presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Jorge Mengo Ratola, o presidente do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI), Nuno Mangas, assim como o presidente do Cluster Habitat Sustentável, Vítor Ferreira. A visita teve como anfitrião o Diretor Geral da Saint-Gobain em Portugal, José Martos.

A Saint-Gobain, líder em soluções de alta performance para o setor automóvel, da indústria e da construção, é um grupo com mais de 350 anos, de origem francesa, presente em Portugal, com distintas áreas de negócio, que conta com 750 colaboradores repartidos por todo o país.

O grupo anunciou, durante a visita, a abertura de uma nova unidade de produção, sedeada na Maia, dedicada aos produtos abrasivos, que terá um significativo investimento de 5,3 M€, e que proporcionará mais de 200 novos empregos.

Paralelamente referiu o aumento de capacidade de uma nova linha de pastas para a Saint-Gobain Weber, em Aveiro, que permitirá a produção de produtos para distintos mercados em crescimento.

O grupo Saint-Gobain partilhou, ainda, a aposta em tecnologia sofisticada, na fábrica de Santo Tirso, o que incrementará a capacidade, produtividade e a produção de novos formatos de vidros para fachadas. Adicionalmente, a Saint-Gobain sublinhou a expansão dos seus armazéns no Carregado.

Em Portugal, o grupo mantém uma forte atividade de Investigação e Desenvolvimento (I&D) localizada em Aveiro.

O Diretor Geral da Saint-Gobain Portugal, José Martos, como resumo da sua apresentação à visita de Estado, destacou que “A Inovação e o estabelecimento de parcerias chave são para nós uma grande prioridade, sendo que temos como foco o desenvolvimento de produtos e soluções diferenciadoras, que irão ser utilizadas para melhorar a qualidade dos edifícios. Desta forma, respondemos aos desafios da construção sustentável, da eficiência energética e do uso adequado dos recursos do planeta, contribuindo para um habitat sustentável. Colocamos assim o nosso know-how e as nossas equipas multidisciplinares focadas e empenhadas em cumprir com as metas de neutralidade de carbono, assegurando, desta forma, a sustentabilidade do desenvolvimento em Portugal.”

O setor da Inovação e I&D da Saint-Gobain é focado na melhoria de produtos e soluções para a área da construção como a reabilitação, bem como a melhoria térmica dos edifícios. Este Laboratório, atua em parceria com várias instituições como o CITEVE, a Universidade de Aveiro, o ITECons, o LNEC, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), o Cluster Habitat Sustentável, entre muitos outros. Os seus eixos estratégicos da Investigação encontram-se alicerçados na durabilidade das soluções, na procura de novos materiais, na energia e no desenvolvimento de materiais sustentáveis.

Partilhar:

Outros Destaques