Sistema informático certificado substituído por… sistema informático!
Como esperado – referimo-lo no Boletim de fevereiro passado e em notícia ainda disponível neste site, foi de novo alterada a Portaria 7/2022, de 4 de janeiro, que estabelece o novo regime das condições de publicidade dos horários de trabalho e a forma de registo dos tempos de trabalho dos trabalhadores afetos à exploração de veículos e dos trabalhadores móveis.
Face à inexistência no mercado de sistema informático devidamente certificado por entidade acreditada pelo IPAC ou por organismo de acreditação signatário do acordo de reconhecimento mútuo relevante da European Cooperation for Accreditation (EA) ou do International Accreditation Forum (IAF), pese a prorrogação de prazo por 6 meses (até 28 de fevereiro p.p.) e mais de 1 ano após a sua publicação, a Portaria 54-R/2022, de 28 de fevereiro, não hesitou e trocou-o por… sistema ou aplicação informáticos!! Dispensado de certificação!
A ver vamos se o mercado os disponibiliza, tendo sido conferido um prazo de 90 dias para, em alternativa aos mesmos, as empresas poderem continuar a utilizar o extinto livrete individual de controlo (LIC), com dispensa da autenticação (da responsabilidade da ACT).
Após esta nova alteração, a Portaria 7/2022 estabelece as seguintes
Modalidades de publicidade de horário de trabalho e de registo dos tempos
de trabalho no transporte rodoviário de mercadorias e passageiros
Trabalhadores objeto da Portaria 7/2022 | Trabalhador afeto à exploração de veículo automóvel | Trabalhador móvel não sujeito ao aparelho de controlo (tacógrafo) | Trabalhador independente e trabalhador TVDE |
com: | |||
Horário de trabalho fixo | – Mapa de horário de trabalho (acessível na empresa ou estabelecimento e viatura) ou – Instrumentos previstos para o horário de trabalho móvel |
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Horário de trabalho móvel | – Aparelho de controlo (tacógrafo) ou – Sistema informático certificado por organismo acreditado pelo IPAC |
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Isenção de horário de trabalho | – Acordo de isenção (disponível na viatura) |
Porém, temporariamente, agora por 90 dias, até 29 de maio p.f. (já foi até 31 de agosto/2022, depois até 28 de fevereiro p.p.…), a empresa pode optar por efetuar a publicidade dos horários de trabalho por recurso a qualquer uma das modalidades (mapa de horário de trabalho, tacógrafo ou acordo de isenção de horário de trabalho) OU pela utilização do LIC, sem necessidade de autenticação por parte da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT).
Lembramos que a Portaria 7/2022 revogou a Portaria 983/2007, de 27 de agosto, extinguindo o LIC e o respetivo processo de autenticação pela ACT (…), e consolidou num único diploma as diversas exigências regulamentares supra referidas, clarificando conteúdos, os casos em que há publicitação do horário de trabalho e em que se procede ao registo dos tempos de trabalho, e pretendendo disponibilizar um leque de opções ao empregador/empresa na escolha dos suportes que mais se adaptem ao seu modelo de negócio e à sua frota, como o uso de suportes digitais (ao que o mercado, pelos vistos, não correspondeu…).
Noções: »» Trabalhador afeto à exploração de veículo automóvel – o condutor de veículos pesados de mercadorias ou de passageiros não abrangido pela regulamentação da UE e/ou de veículos ligeiros de passageiros, mercadorias ou mistos, cuja atividade não possa ser desenvolvida sem recurso à utilização de veículo automóvel (caso, por exemplo, do motorista, taxista, distribuidor, distribuidor postal…) »» Trabalhador móvel – o trabalhador, incluindo o formando e o aprendiz, que faz parte do pessoal viajante ao serviço de empregador que exerça a atividade de transportes rodoviários abrangida pelo regulamento (CE) 561/2006 ou pelo Acordo Europeu Relativo ao Trabalho das Tripulações dos Veículos Que Efetuam Transportes Internacionais Rodoviários (AETR) »» Horário de Trabalho móvel – aquele que consagra horas de início e termo de atividade variáveis (definição da ACT). |
- Trabalhadores sujeitos a horário de trabalho fixo
Como já acontecia anteriormente, a publicidade dos horários de trabalho (HT) dos trabalhadores sujeitos a horário de trabalho fixo faz-se através de mapa de horário de trabalho, incluindo os turnos e escalas de serviço quando aplicável, elaborado com as referências constantes do art. 215.º do Código do Trabalho (CT), o qual deve estar disponível em local acessível nas instalações da empresa/estabelecimento e no veículo.
Exemplo:
MAPA DE HORÁRIO DE TRABALHO Firma: XPTO, Lda Sede: Rua Materiais de Construção, n.º 100, Porto Local de trabalho: o da sede e quaisquer veículos em uso pela empresa Atividade: comércio de materiais de construção (CAE 46732, 47523, …) Período de funcionamento: 2.ª a 6.ª feira, das 08h00 às 18h00 Encerramento: sábado e domingo IRCT aplicável: CCT entre a APCMC e o SITESC (BTE n.º 1, de 08/01/2009) HORÁRIO DE TRABALHO Segunda a sexta-feira: – Entrada: 08.00 horas – Saída: 18.00 horas – Intervalo para almoço: das 12.00 às 14.00 horas Descanso semanal complementar e obrigatório: sábado e domingo (local, data, assinatura) |
Em alternativa à publicidade efetuada por mapa de horário de trabalho, a empresa pode optar por qualquer das modalidades previstas para o horário de trabalho móvel, referidas no n.º seguinte:
2. Trabalhadores sujeitos a horário de trabalho móvel
A empresa efetua a publicidade dos horários de trabalho, tempos de condução, intervalos de descanso e descansos diários e semanais dos trabalhadores sujeitos a horário de trabalho móvel através de uma das seguintes formas:
- Pela instalação de aparelho de controlo ou tacógrafo, e respetivo registo tacográfico
- Por sistema informático certificado por organismo acreditado pelo IPAC (a partir inicialmente de 1 de setembro de 2022, mais tarde de 1 de março de 2023, mas ainda ao que parece não disponível no mercado…)
- Pela disponibilização no veículo de um exemplar do acordo de isenção de horário de trabalho, no caso de trabalhador em regime de isenção de HT
- Nos termos previstos no AETR, no caso de operações de transporte realizadas em território nacional ao abrigo do referido Acordo (o AETR previa a existência de um livrete individual de controlo similar ao ora extinto ou documentos semelhantes às folhas diárias do mesmo livrete…).
3. Obrigações da empresa
Caso opte pelo aparelho de controlo /Tacógrafo
– Organizar e manter um registo dos veículos em relação aos quais se verifique a referida opção que reúna caraterísticas de integralidade, autenticidade e inviolabilidade
– Assegurar a instalação e utilização do aparelho de controlo, nos termos previstos na respetiva legislação aplicável
– Examinar com uma periodicidade mínima quinzenal ou, em caso de impedimento, logo que possível, os registos constantes do aparelho de controlo.
Caso opte pelo sistema informático certificado (se e quando puder…)
– Organizar e manter um registo dos veículos em relação aos quais se verifique a referida opção que reúna caraterísticas de integralidade, autenticidade e inviolabilidade
– Assegurar a instalação e utilização do sistema informático de acordo com as instruções do fabricante
– Dar instruções e a formação necessária ao trabalhador sobre o uso do sistema informático
– Respeitar a legislação relativa à recolha e proteção de dados pessoais e demais informação sensível, a que tenha acesso no âmbito da respetiva atividade
– Examinar com uma periodicidade mínima quinzenal ou, em caso de impedimento, logo que possível, os registos constantes do sistema informático
– Não fazer recair sobre o trabalhador qualquer ónus financeiro relacionado com o software ou o hardware necessários à sua operação.
Seja qual for a forma de publicidade de HT…
A empresa deve elaborar o registo dos tempos de trabalho prestado pelos seus trabalhadores, incluindo os que estão isentos de horário de trabalho, após recolher e proceder ao tratamento dos dados constantes dos suportes de publicitação dos HT.
O registo, que deve reunir caraterísticas de integralidade, autenticidade e inviolabilidade e ser visado pelos trabalhadores com uma periodicidade quinzenal, podendo ser feito em suporte informático, deve conter:
– as horas de início e de termo do tempo de trabalho, os tempos de condução, os intervalos de descanso e os descansos diários e semanais
– os tempos de disponibilidade em que o trabalhador não está obrigado a permanecer no local de trabalho e se mantém adstrito à realização da atividade em caso de necessidade
– os tempos de disponibilidade em que o trabalhador, conduzindo em equipa, passa ao lado do condutor ou num beliche durante a marcha do veículo
– os períodos de trabalho prestado pelos seus trabalhadores a qualquer outro empregador ou como condutores independentes.
Sempre que a condução automóvel seja acessória da atividade principal do trabalhador ou não constitua a maioria do tempo de afetação, é dispensada a diferenciação do seu registo no âmbito do registo do tempo de trabalho prestado.
A empresa deve entregar ao trabalhador, a pedido deste, cópia dos registos referidos nos números anteriores no prazo de 8 dias úteis, devendo ainda manter em arquivo por 5 anos os dados e registos e colocá-los mediante solicitação à disposição das entidades fiscalizadoras.
Deveres do trabalhador
O trabalhador deve assegurar a utilização do tacógrafo nos termos previstos na respetiva legislação aplicável e, sendo a publicidade do HT efetuada com recurso a sistema informático, utilizá-lo de acordo com as instruções transmitidas pela empresa, registar diariamente os dados requeridos de acordo com as instruções constantes do mesmo, apresentar relatórios semanais à empresa e a esta e às autoridades fiscalizadoras os dados registados nos termos por eles determinados.
Deve ainda, se for o caso, informar por escrito a empresa sobre os períodos de trabalho prestados a qualquer outro empregador ou como condutor independente.
portaria define os seguintes requisitos para o sistema ou aplicação informáticos:
Caraterísticas gerais O sistema informático sobre a publicidade dos horários de trabalho tem por função registar, memorizar, exibir, imprimir e transmitir (ou dar saída a) os dados relativos às atividades do condutor ou do demais pessoal afeto a essa atividade. Este sistema deve assegurar as seguintes funções: Medição do tempo; Controlo das atividades do condutor: i) Lugar de início e/ou final do período diário de trabalho; O sistema de informação deve conter ou registar as seguintes identificações e informações: i) Do produtor do sistema ou aplicação informáticos; Os dados registados devem manter a sua integridade por um período de 5 anos. Acessibilidade Os dados diários registados e os respetivos relatórios devem estar permanentemente acessíveis para o empregador ou dador de trabalho e para as autoridades de fiscalização. O sistema deve permitir a descarga de dados para dispositivos externos do empregador ou do dador de trabalho. As entidades de fiscalização devem poder aceder de forma imediata aos registos de tempos de trabalho efetuados pelo trabalhador, bem como a todos os demais elementos registados. A descarga e recolha de dados e respetivos ficheiros para as autoridades de fiscalização pode ser providenciada para endereço eletrónico indicado pelo agente de controlo. |