Fórum Empresarial Portugal-Luxemburgo (Construção Sustentável)


Detalhes do evento

  • Date:
  • Categorias:

Nos próximos dias 5 e 6 de novembro de 2024, irá decorrer, na cidade do Luxemburgo, o Fórum Empresarial Portugal-Luxemburgo, organizado pela AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e pela Chambre de Commerce du Luxembourg, em estreita colaboração com a Embaixada de Portugal no Luxemburgo e Embaixada do Luxemburgo em Portugal.

Esta iniciativa surge no seguimento de anteriores ações de promoção e de dinamização das relações económicas Portugal-Luxemburgo, em que a AICEP esteve diretamente envolvida, nomeadamente a missão económica, realizada em maio de 2022, por ocasião da visita oficial a Portugal dos Grão-Duques do Luxemburgo a Portugal e da participação de Portugal, enquanto país-convidado, nos  Luxembourg Internet Days, em novembro de 2023, um dos maiores eventos dedicado às tecnologias de informação e comunicação que se realiza anualmente no Grão-Ducado.

O Luxemburgo é uma economia aberta com uma localização geográfica estratégica no coração da Europa. Este país possui o PIB per capita mais elevado do Mundo (118 770€ em 2023), uma das principais praças financeiras da Europa, e ocupa um lugar particularmente atrativo nos rankings europeus e internacionais de competitividade, inovação (7º país mais inovador da UE de acordo com o European Innovation Scoreboard’2023), digitalização, e facilidade de realização de negócios. 

 As exportações portuguesas de bens e serviços para o Luxemburgo atingiram, em 2023, um valor de 830,8 milhões de euros, com grande relevância para os sectores das viagens e turismo e dos produtos alimentares, mas em que os setores da maquinaria e veículos de transporte, máquinas e aparelhos, materiais de construção e tecnologias de informação e comunicação têm igualmente a sua representatividade, no conjunto das nossas vendas de bens e serviços para o Luxemburgo.

Ao nível do investimento há destacar, quer a presença de diversas empresas portuguesas com operações diretas no Luxemburgo, quer também algumas empresas luxemburguesas com investimentos em Portugal, sobretudo nas áreas tecnológicas. Merece também relevo na estruturação da relação económica entre os dois países, o papel da comunidade portuguesa no Luxemburgo e dos quadros expatriados portugueses a trabalharem para instituições locais, sobretudo na área económica e financeira.

Fileiras/Setores em destaque

O Fórum Empresarial Portugal-Luxemburgo irá centrar-se em três fileiras/áreas fundamentais – Construção Sustentável (Arquitectura, Engenharia, Construção e Materiais de Construção), Tecnologias Digitais (Cibersecurity, Internet of Things, Fintech, Mobility and Connectivity, Artificial Intelligence, 3D Virtual Reality) e Tecnologias da Saúde – onde irão ser exploradas as oportunidades de negócios, de investimento e de cooperação entre empresas e entidades dos dois países.

Construção Sustentável

O setor da construção no Luxemburgo representou 5.7% do PIB, em 2023, representado cerca de 64 000 postos de trabalho. O subsetor da Construção Sustentável tem apresentado um forte dinamismo na última década, alicerçado num número crescente de empresas a adotar novas tecnologias verdes e dos esforços das instituições públicas e dos principais clusters no fomento de iniciativas e boas-práticas de “transição verde” e nos princípios da economia circular. No âmbito do enquadramento legal para o setor, expresso no “Low Carbon Construction Roadmap”, destacam-se iniciativas público-privadas de requalificação e reconversão territorial com vista à criação de “eco-districts”, como os projetos em Metzeschmelz (60 hectares),  RoutLëns (10,5 hectares), Cloche D’Or (3.3 hectares) e em Olm, que resultará na construção de 375 casas e 375 apartamentos em 27 hectares, traduzindo-se em residências “ecofriendly” para cerca de 2000 pessoas. Entre os principais entidades ligadas ao cluster da Construção Sustentável no país encontramos o Neobuild, o Luxembourg Institute of Technology e a Luxinnovation.

 Tecnologias Digitais

O Luxemburgo é considerado um hub internacional para as tecnologias digitais, bem como um centro de excelência em cibersegurança e proteção de dados devido à existência de infraestruturas avançadas e modernas. O país obteve o 8º lugar no ranking “Digital Economy & Society Index” da Comissão Europeia de 2022, detém a maior densidade a nível de centro de dados Tier IV da Europa, e uma das mais rápidas velocidades de banda larga no contexto europeu.  As TIC são um dos setores prioritários de futuros investimentos, de forma a manter a competitividade internacional no setor. Assim, a estratégia do Grão-Ducado relativamente às TIC passa por desenvolvimentos a nível da Inteligência Artificial, do 5G e instalação de supercomputadores (High Performance Computers – HPC), tendo lançado em 2022 o supercomputador Meluxina, e ainda uma aposta pioneira na Blockchain (através da iniciativa público-privada Luxembourg Blockchain Lab). Entre as principais entidades com intervenção no cluster das tecnologias digitais no Luxemburgo destacam-se  o Luxembourg Institute of Technology, Luxembourg Digital Innovation Hub, Luxinnovation, Luxembourg National Research Fund e a Luxembourg House of Cybersecurity.

Tecnologias da Saúde (E-Health)

O setor da saúde luxemburguês é um setor próspero, com cerca de 150 empresas dedicadas ao desenvolvimento de produtos, serviços e ferramentas digitais de saúde. Beneficiando da experiência do país e das infraestruturas em matéria de tecnologias da informação e da comunicação (TIC) e know-how do país, os intervenientes luxemburgueses da HealthTech concentram a sua atenção na inovação nos domínios da saúde digital, de diagnóstico, das tecnologias móveis e dos sistemas de gestão de dados de saúde. O seu objetivo é fomentar o crescimento global do sector e promover um nível mais elevado de prevenção na saúde, bem como um diagnóstico e tratamento mais eficazes.

O Luxembourg HealthTech Cluster é o principal cluster luxemburguês na área da saúde, mas existem um conjunto de outras entidades muito relevantes nesta área como o Health And Lifescience Innovation Campus” (Campus HE:AL), House of BioHealth e Luxinnovation.

Programa (aqui)

O Fórum Empresarial Portugal-Luxemburgo irá ter lugar no dia 5 de novembro e incluirá workshops setoriais e sessões de networking B2B entre empresas portuguesas e luxemburguesas, nas instalações da Chambre de Commerce du Luxembourg. No dia 6 de novembro, será dinamizado um conjunto de visitas às instalações das empresas e entidades luxemburguesas relevantes em cada uma das fileiras-chave do Fórum Empresarial. Estas iniciativas vão ser preparadas pela AICEP e pela Chambre de Commerce du Luxembourg.

Destinatários: Os destinatários desta ação são empresas e entidades portuguesas (clusters, associações empresariais, centros de I&D, universidades, entre outras) com intervenção nas fileiras da Construção Sustentável, Tecnologias Digitais e Tecnologias da Saúde.

Inscrições e condições de participação: As empresas e entidades interessadas em participar nesta iniciativa deverão inscrever-se até ao dia 26 de julho de 2024, para o meu próprio endereço de email: jorge.salvador@portugalglobal.pt .

Nota: Os participantes deverão assumir os seus próprios encargos com esta deslocação (viagem e alojamento e outros custos locais).

Outros Destaques