No 3º trimestre do ano continuou a observar-se o crescimento das vendas do sector, mas novamente num ritmo inferior ao esperado, o que se refletiu numa apreciação do nível de atividade que, embora largamente positiva, voltou a ficar um pouco abaixo da registada no trimestre anterior.
– A percentagem das empresas que aumentaram as vendas ficou um pouco abaixo das expetativas, mas foi, mesmo assim, superior à do trimestre anterior (39,5%, contra 36,3%), apontando para uma manutenção da intensidade do crescimento.
– A perceção das empresas sobre a sua atividade foi mais uma vez favorável com a percentagem das empresas que considerou “bom” o respetivo “nível de atividade” a superar em 27,3% (-3% que no trimestre antecedente), a das que o considerou “deficiente” (45,5%, contra 18,2%).
– A maioria das empresas, 54,5% (51,5% no trimestre anterior), aumentaram as vendas face ao mesmo período do ano anterior, apesar da percentagem das que afirmaram a sua diminuição também ter aumentado de 24,2% para 27,3%.
– Os preços de venda mantiveram uma ligeira tendência de subida, ainda menos expressiva que no 2º trimestre, tendo o aumento recolhido 20,2% das respostas ponderadas pelos 25 grupos de produtos, enquanto a manutenção foi indicada por 71,8% e a diminuição por 8,1%.
Consulte aqui documento Informação rápida – Inquérito de Conjuntura 3º trimestre 2025
