– As vendas terão crescido acima do que que era esperado, com a percentagem das empresas que aumentaram as vendas face ao trimestre anterior a subir dos 23,9% para os 38,6%, apesar das que referiram a diminuição ter subido dos 11% para os 20,5%. A manutenção foi indicada por 41% das respostas.
– A perceção das empresas sobre a sua atividade foi mais uma vez favorável com a percentagem das empresas que considerou “bom” o respetivo “nível de atividade” a superar em 39,3% a das que o considerou “deficiente” (54,5%, contra 15,2%)
– A maioria das empresas, 57,6%, aumentaram as vendas face ao mesmo período do ano anterior, apesar da percentagem das que afirmaram a sua diminuição ter atingido os 21,2%.
– Os preços de venda tiveram uma atualização expressiva, tendo o aumento recolhido 48,2% das respostas ponderadas pelos 25 grupos de produtos, enquanto a manutenção foi indicada por 42,8% e a diminuição por 9%
APRECIAÇÃO GLOBAL
O volume de negócios das empresas do setor aumentou pelo segundo trimestre consecutivo e acima do esperado, após o período de quase estagnação que se registou entre janeiro e setembro de 2024.
Em termos gerais, a evolução das vendas foi positiva para 38,6% das empresas, enquanto cerca de 20,5% afirmaram a respetiva diminuição. Em resumo, 79,6% das empresas, no conjunto do setor, reportou o aumento ou a manutenção das respetivas vendas.
Consulte aqui documento completo referente ao 1º trimestre de 2025