Apreciação Global
A atividade da construção continuou a evoluir favoravelmente ao longo do 1º trimestre de 2024, embora a um ritmo mais lento, com os dados relativos aos novos licenciamentos de obras a confirmarem a tendência esboçada ao longo dos últimos três trimestres do ano anterior para um eventual abrandamento da promoção, restrito ao segmento dos edifícios no setor privado.
Na verdade, o índice de produção no sector da construção e obras públicas aumentou 0,70% face ao trimestre anterior que compara com apenas 1,17% no quarto trimestre de 2023. Esta subida ficou a dever-se, sobretudo, ao segmento de obras de engenharia que aumentou 1,38%, enquanto o segmento da construção de edifícios aumentou apenas 0,28%. Em termos homólogos, o índice de produção total aumentou 3,05% e foi igualmente mais influenciado pelo segmento das obras de engenharia que apresentou uma subida de 4,16%, enquanto o segmento da construção de edifícios registou um aumento de 2,38%.
Os dados relativos ao emprego na construção e obras públicas apresentaram um comportamento semelhante, tendo-se registado uma taxa de variação homóloga de 2,98% e de 1,30% em termos trimestrais, valores que comparam com 4,04% e 0,12% respetivamente, observados no trimestre anterior. A variação média nos últimos 12 meses terminados em março foi de 4,9% (4,4% em dezembro de 2023).