A vida é mutável e, em termos de mobilidade, podemos viver situações complicadas, quer seja devido a um acidente ou a limitações físicas frequentemente associadas à idade avançada. A criação de espaços de banho sem barreiras que facilitem a mobilidade, independentemente das circunstâncias de vida dos seus utilizadores, é, por isso, cada vez mais valorizada.
A Geberit, especialista em porcelana sanitária e tecnologia de casas de banho, apresenta soluções seguras, duradouras e de confiança para casas de banho com grande funcionalidade e sem barreiras arquitetónicas: uma acessibilidade fácil e confortável para todos.
É comum encontrar nas casas de banho adaptadas grandes lavatórios com sifões embutidos e grandes superfícies de apoio, assim como sanitas com uma grande proeminência que facilitam a transferência de uma cadeira de rodas para a sanita, por exemplo. A Geberit acrescenta a estes elementos outras opções inovadoras que facilitam a higiene e a mobilidade.
É o caso das “smart toilets”. Com estas soluções “2 em 1”, a higiene íntima após a utilização da casa de banho pode ser realizada sem ter de sair da sanita, activando a função de bidé através de um prático controlo remoto ou mesmo a partir do próprio smartphone. As pessoas com mobilidade reduzida ou os idosos podem assim fazer uma mudança substancial na sua vida quotidiana. A sanita bidé dá-lhes a possibilidade de realizarem as suas rotinas de higiene sozinhas, sem necessidade de ajuda de familiares ou cuidadores, ganhando em autonomia e qualidade de vida.
Por outro lado, a Geberit recomenda a instalação de autoclismos de interior. Esta solução permite que a sanita seja colocada mais alto do que o habitual, o que é mais conveniente quando existe dificuldade de deslocação. Os autoclismos de interior são igualmente muito úteis para fixar as barras de apoio de forma segura às laterais da sanita, uma vez que podem ser instalados em estruturas de montagem especialmente concebidas para uma fixação fiável e segura.
Tendo em vista uma casa de banho mais versátil e capaz de se adaptar rapidamente às diferentes fases da vida, a Geberit oferece a sanita e o bidé Geberit ONE com altura regulável. Estas são as primeiras sanitas suspensas do mercado que permitem regular a altura de instalação a partir da própria porcelana. A altura da sanita – e do bidé – pode ser baixada em 1 cm ou levantada até 3 cm. Desta forma, torna-se muito fácil adaptá-las às necessidades do utilizador, mesmo anos após a instalação, sem necessidade de abrir a parede ou tocar na estrutura de montagem ou nas fixações.
Se nos focarmos na área da casa de banho, o primeiro conselho é substituir a banheira por um duche. Depois disso, a Geberit recomenda duches contínuos, integrados no pavimento, os quais permitem um acesso desimpedido à área do duche. As calhas de duche ou sifões embutidos estão a ganhar cada vez mais popularidade, deslocando o ralo do duche para a parede e deixando o chão completamente desobstruído. Em alternativa, é possível optar por bases de duche antiderrapantes instaladas ao nível do chão, como o modelo Geberit Olona. Ambas as opções eliminam os degraus na zona do duche, facilitam o acesso e, por conseguinte, evitam o risco de quedas e garantem uma experiência de duche confortável, agradável e segura.
Mais informações: