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Boletim Materiais de Construção nº 434
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O mercado da renovação
A construção de habitação nova tornou-se nos últimos anos o grande impulsionador da atividade do setor, após um longo período, entre 2015 e 2020, em que esse papel coube, indiscutivelmente, ao mercado da reabilitação de edifícios.
Mesmo assim, convém não esquecer que o valor económico anual das atividades de reabilitação, renovação, modernização ou simples manutenção dos edifícios de habitação, inclusive as realizadas em regime de bricolage, é mais do dobro do relativo à construção de novas habitações: cerca de 7 mil milhões de euros (a preços de 2017), de acordo com as nossas estimativas.
Apesar do aumento de cerca de 30% verificado no número de fogos licenciados para construção nova de habitação nos últimos trimestres, para uma média superior aos 40 mil anuais – que, francamente, nos parece de difícil tradução em termos de ritmo da construção, atenta a escassez de mão-de-obra e o direcionamento maioritário deste produto para o segmento alto, que evidencia algum esgotamento –, estamos em crer que há fundadas razões para crer que a atividade de reabilitação/renovação se afirme como a maior estrela no próximo par de anos.
Há vários fatores que concorrem para esta ideia.
Desde logo, o poder de compra das famílias que tem vindo a aumentar, após a diminuição e estabilização das taxas de juro e algum alívio fiscal.
Depois, temos a dinâmica do mercado imobiliário, em que o crescimento das transações observado em 2024, e sobretudo no primeiro semestre de 2025, foi feito à custa sobretudo dos imóveis usados (mais de 130 mil num ano), o que, como sabemos, implica obras na maioria dos casos.
Por último, destaca-se o anúncio da redução fiscal das rendas, que, como defendemos há anos, se coordenada com o reforço das garantias dos proprietários poderá fazer entrar no mercado do arrendamento muitas dezenas de milhares de habitações que estão devolutas e a necessitar de obras.
São oportunidades a que os distribuidores deverão estar atentos e, porventura, preparar-se para oferecer o mix de produtos e serviços mais adequado a cada um destes segmentos.