![]() |
Obras, Materiais e Equipamentos para a Construção nº 159
Descarregar versão PDF || Versão Completa Nota Informativa |
A falta de recursos humanos qualificados no setor da construção tem vindo a ser referido como o principal fator que condiciona o ritmo de realização das obras e, simultaneamente, o que mais tem contribuído para o aumento dos respetivos custos.
As empresas de construção, em particular, falam na necessidade de mais 80 mil trabalhadores e advogam o recurso à imigração.
A verdade é que a imigração, agora mais limitada, também não conseguiu, no passado recente, suprir as necessidades, muito menos em termos de qualificações e, apesar do esforço de formação realizado por algumas empresas com maior capacidade nesta área, tem sido manifesta a dificuldade em reter os poucos profissionais especializados em Portugal.
Porque temos um problema crónico de atratividade e de qualificação de pessoas no setor da construção, que caminha de par com um não menor desafio de melhoria de eficiência e produtividade, parece-nos, como temos vindo a advogar, que é inadiável adotar soluções que combinem uma maior industrialização dos processos produtivos com a criação de novos perfis profissionais e com a melhoria significativa das condições em que se exerce a atividade.
A indústria parece ter sido a primeira a reconhecer esta nova realidade e, cada vez mais, tem vindo a apresentar soluções técnicas, de produto e equipamentos, que facilitam a aplicação, reduzem a penosidade e o risco, melhoram o desempenho e integram o recurso às tecnologias digitais, elevando o perfil dos profissionais e reforçando a respetiva imagem e o reconhecimento social.
Há todo um caminho a percorrer, mas o futuro passará seguramente por uma mudança de paradigma na forma como se constrói.