Organização da 10.ª edição da Empack e Logistics & Automation Porto garantiu já a presença de mais de 90 empresas expositoras, de sete países, a três meses da feira profissional representativa da fileira que fazem mexer toda a economia
A transformação para a sustentabilidade ambiental e o incremento da economia circular na indústria de embalagem portuguesa é um dos desafios do momento no setor e o tema perpassará pela Empack e Logistics & Automation Porto, na EXPONOR – Feira Internacional do Porto de 22 a 23 de abril, sob organização da Easyfairs Iberia. Isto no mesmo mês em que está agendado o início do SDR – Sistema de Depósito e Reembolso no País, que transformará as garrafas de plástico (PET) e as latas de metal (alumínio/aço) de uso único (até 3 litros) em novas embalagens, reduzindo a poluição no meio ambiente e melhorando a qualidade da reciclagem (a meta é chegar a uma eficácia de recolha de 90% em 2029).
A fileira portuguesa do packaging, (intra)logística, automação e transporte tem, de resto, assistido nos últimos anos a importantes investimentos em tecnologia e inovação, por parte do tecido empresarial, tanto para cumprir metas ecológicas como para reforçar a competitividade. E essas realidades espelhar-se-ão numa edição especial, a 10.ª, da cimeira maior de networking e negócios, que reflete a condição atual de uma trintena de segmentos económicos.
A menos de três meses da Empack e Logistics & Automation Porto, a Easyfairs Iberia garantiu entretanto a presença de mais de 90 empresas expositoras, de seis países (Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, Irlanda e Egito). Entre as mais recentes confirmações contam-se a Schur Star System, a Floter Verpackungs-Service, a Europneumaq, a MK Kitz Hispania, a R-Protection, a Exotec by Dexter, a Engibots, a Rodripack e a Sitecna.
Entre as marcas que já confirmaram a sua presença como visitantes nesta edição encontram-se Ikea, FNAC, Darty, Worten, Leroy Merlin, Decathlon, SONAE MC, Jerónimo Martins, Sogrape, Super Bock, Coca-Cola, RAR, Cerealis, Damm, Nestlé e Stellantis, entre outras.
Participações que, segundo Oscar Barranco, managing director da Easyfairs Iberia e diretor da feira, “levarão até ao certame o seu know-how e demonstrarão em que moldes se está a fazer a o crescimento da fileira em Portugal”.
De acordo com o responsável máximo da Empack e Logistics & Automation Porto 2026, a competitividade empresarial em 2026 será ainda mais marcada pela automação, que “deixou de ser uma tendência emergente para se afirmar como um dos seus pilares”, sobretudo nos setores da indústria, da embalagem e da logística.
E na logística, em particular, tal transformação tecnológica “está a alterar profundamente os centros de distribuição e as cadeias de abastecimento”, sublinha o managing director da Easyfairs Iberia, frisando que a evolução em curso – feita de sistemas de armazenamento automatizado, robótica colaborativa, software de gestão inteligente e soluções de intralogística integradas, que permitem operações mais rápidas, flexíveis e eficientes – “traduz-se não apenas em ganhos de produtividade, mas também numa maior capacidade de resposta às atuais e futuras exigências do mercado”.
Tamanha conjuntura encontra na Empack e Logistics & Automation Porto a sua montra de eleição, numa feira que é paralelamente um palco de conhecimento setorial. Falamos do ciclo de conferências que decorre paralelamente e dentro da própria feira, nos auditórios Panattoni e DHL, que contará com a participação de meia centena de especialistas.
O certame, recorde-se, dará um destaque especial à construção logística e industrial, tema que conhecerá a forma de um congresso, o LIB Fórum, dedicado aos desafios e oportunidades do imobiliário logístico e industrial – um mercado em claro crescimento e cada vez mais relevante para o desenvolvimento de infraestruturas modernas, tecnológicas e sustentáveis.
Sobre a Easyfairs
A Easyfairs organiza e acolhe eventos, reunindo comunidades para visitar o futuro.
Atualmente, organiza 150 eventos líderes de mercado em 16 países (Alemanha, Argélia, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Itália, Noruega, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, Suécia e Suíça) e gerimos oito recintos de eventos na Bélgica, Países Baixos e Suécia (Antuérpia, Gante, Mechelen-Bruxelas Norte, Namur, Gorinchem, Hardenberg, Malmö e Estocolmo).
Temos uma grande paixão por facilitar a vida dos nossos clientes e por aumentar o retorno do seu investimento e do seu tempo, através das nossas soluções integrais (all-in), tecnologia avançada e uma estratégia centrada no cliente. A nossa oferta digital proporciona ainda excelentes oportunidades para estas comunidades estabelecerem contactos de forma eficaz e concretizarem negócios ao longo de todo o ano.
O Grupo Easyfairs emprega 870 talentos altamente dedicados, utiliza as melhores ferramentas de marketing e tecnologia e desenvolve marcas com um forte apelo junto dos nossos stakeholders.
Pelo sétimo ano consecutivo, em 2025, a Deloitte voltou a atribuir à Easyfairs o estatuto de “Best Managed Company”.
Visite o futuro com a Easyfairs e saiba mais em: www.easyfairsgroup.com.
