Construção em madeira destaca-se na reabilitação

A CarmoForm e a PORTILAME, empresas especializadas em engenharia e construção industrializada em madeira, anunciam mais uma obra de referência no panorama da construção sustentável em Portugal: a reabilitação do edifício que vai acolher a Residência Universitária Luís de Camões, no centro histórico de Coimbra.

O projeto, da Universidade de Coimbra, prevê a reabilitação do antigo edifício do ISCAC, que se encontrava em estado de abandono, para dar lugar a uma nova residência universitária com 156 camas, distribuídas por três edifícios.

“A escassez de alojamento nas cidades universitárias obriga a respostas rápidas e estruturalmente diferentes. A construção em madeira industrializada volta a afirmar-se, aqui como no turismo ou na habitação, como uma solução estratégica, capaz de acelerar prazos, reduzir o impacto em contexto urbano e assegurar elevados níveis de conforto, eficiência e desempenho ambiental. É uma tecnologia madura, testada e totalmente alinhada com os desafios reais das cidades e do ensino superior em Portugal”, afirma João Figueiredo, CEO da CarmoForm.

Por sua vez, David Simão, CEO da PORTILAME, sublinha o contributo da industrialização para responder às necessidades de alojamento em contexto urbano e académico: “Perante a pressão sobre o alojamento estudantil, a industrialização em madeira permite responder com rapidez, rigor e previsibilidade. E, numa dificuldade que é transversal a todo o setor da construção, a de garantir prazos e qualidade de execução, esta tecnologia traz mais controlo e menos risco, sobretudo em contexto urbano consolidado. Mas é importante que tenha o devido reconhecimento para ganhar escala e volume de obra, porque só assim conseguiremos praticar custos ainda mais acessíveis, sem comprometer conforto, eficiência e desempenho ambiental.”

Com conclusão prevista para março de 2026, a empreitada geral está a cargo da A. Baptista de Almeida (ABA), que volta a selecionar a CarmoForm para mais uma obra de referência nacional. A CarmoForm une esforços com a PORTILAME, ao abrigo da parceria estratégica que junta as duas empresas na construção de edifícios em altura em madeira.

A intervenção da CarmoForm e da PORTILAME contempla a construção de estruturas em CLT (Cross Laminated Timber) de abeto, aplicadas em pavimentos e paredes exteriores e interiores, com parte da madeira a permanecer visível no interior, assumindo-se também como elemento arquitetónico. No total, serão utilizados cerca de 627 m³ de CLT, distribuídos por quatro blocos, com quatro pisos cada, implantados no contorno do edifício existente.

Serão mantidas apenas as paredes exteriores do antigo edifício, criando-se um núcleo interior que dará origem a um pátio exterior descoberto, valorizando a iluminação natural, a ventilação e a vivência dos espaços comuns.

Segundo a Universidade de Coimbra, a futura Residência Universitária Luís de Camões tem como objetivos estratégicos reforçar a oferta de alojamento do ensino superior a custos acessíveis, implementar um conceito de residência baseado na flexibilidade e adaptabilidade dos espaços e promover elevados padrões de sustentabilidade e eficiência energética.

Partilhar:

Outros Destaques