José de Matos, Secretário Geral da APCMC visitou no passadio dia 14 novembro, as recentes instalações da Associada Canhamor, em Gavião, onde são produzidos os ECOblocos, um produto natural à base de cânhamo, inteiramente sustentável, carbono negativo, que apresenta excelente desempenho de isolamento térmico e acústico.
Os blocos são compostos por cânhamo, argila e cal hidráulica e podem ser usados com grande vantagem na económica na construção de paredes, exteriores ou interiores e também como produto de isolamento em coberturas, pisos ou em paredes exteriores pré-existentes.
Quem é a Cânhamor?
A Cânhamor desenvolve e produz os ECOblocos — blocos de construção feitos a partir de cânhamo, carbono negativos e totalmente naturais. Estes materiais oferecem elevado desempenho térmico, acústico e durabilidade, a um custo competitivo e com benefícios ambientais claros.
Evolução e presença no setor
2020–2022: Início da pesquisa e desenvolvimento na localidade de Colos, culminando com os primeiros blocos comercializados e certificados.
2023: Arranque da construção de uma nova fábrica em Garvão (Ourique), que ambiciona ser a primeira unidade do país a controlar todo o processo produtivo, do cânhamo ao produto final.
2024–2025: Estabelecimento de parcerias com agricultores locais, reconhecimento público com múltiplos prémios (Tektónica, Expresso/SIC Notícias, Consulai, BPI), e certificação dos ECOblocos como sistema de alvenaria + isolamento carbono negativo na Península Ibérica.
