Saint-Gobain celebra acordo para adquirir a Chryso

A Saint-Gobain celebrou um acordo para adquirir a Chryso, um dos principais intervenientes mundiais no mercado de produtos químicos de construção, fornecendo soluções diferenciadas e inovadoras, a partir de fundos aconselhados pela Cinven, a empresa internacional de private equity. A Chryso fornece soluções adaptáveis de aditivos para uma construção sustentável, contando com inovação química, experiência de formulação e conhecimento de materiais de construção. A empresa emprega cerca de 1.300 colaboradores e gerou nos últimos doze meses receitas de cerca de 400 milhões de euros e um EBITDA de 85 milhões de euros.

A aquisição da Chryso enquadra-se perfeitamente na visão estratégica de Saint-Gobain de liderança mundial para uma construção sustentável. Expandirá ainda mais a presença do Grupo no mercado em crescimento de produtos químicos de construção, com vendas combinadas de mais de 3 mil milhões de euros em 66 países.

O valor da empresa de 1.020 milhões de euros representa um múltiplo de 12.0x o EBITDA dos últimos doze meses da Chryso de 85 milhões de euros e um múltiplo de 7.6x das sinergias pós-taxa de 50 milhões de euros no ano 5. A Saint-Gobain financiará totalmente a aquisição utilizando os lucros de desinvestimentos feitos pelo Grupo.

Os principais benefícios estratégicos desta transação para a Saint-Gobain incluem:

  • Reforçar a liderança e a plataforma de crescimento da Saint-Gobain em produtos químicos de construção, beneficiando de perspetivas de crescimento sólido. A procura global de aditivos deverá crescer 7% ao ano durante o período 2021-2025, superando o mercado da construção. Nos países emergentes, a procura de soluções químicas para a Construção ainda com pouca penetração no mercado continuará a ser apoiada pela urbanização, pelo aumento dos gastos em infraestruturas, pelas soluções prontas e pelos ganhos de eficiência. Nas economias desenvolvidas, a procura será impulsionada principalmente pelos requisitos de sustentabilidade, bem como pelo desempenho da produtividade, técnica e estética.
  • Perfeito alinhamento com a estratégia da Saint-Gobain de soluções para a sustentabilidade e o desempenho: a grande mudança para o betão de baixo carbono na próxima década será possível através da rápida aplicação de aditivos, que contribuem para a forte redução da pegada de CO2 e para a redução da escassez agregada e, portanto, ajudam ao desenvolvimento da economia circular. Os aditivos também respondem às megatendências de urbanização e às necessidades das infraestruturas, proporcionando ganhos de custos, rapidez e produtividade. A combinação de capacidades de I&D vai acelerar o desenvolvimento tecnológico da Chryso com o objetivo de estar na vanguarda de soluções inovadoras para a construção sustentável.
  • Um player global líder e altamente rentável em aditivos com forte inovação (35% novos produtos para rácio de vendas) e crescimento rápido tanto em países emergentes como maduros. A Chryso tem um forte recorde de crescimento de 8% ao ano nos últimos 20 anos, dos quais 2% se deve a aquisições. A empresa oferece uma margem EBITDA superior – cerca de 20% nos últimos doze meses – graças a uma equipa de gestão altamente experiente e com um forte
  • Uma transação value-creative para os acionistas da Saint-Gobain: o valor será criado no ano 3 após o encerramento da transação, mesmo que apenas sejam tidas em conta sinergias de custos de 15 milhões de euros. Espera- se que estas sinergias de custos sejam captadas através da integração das operações da Chryso na Saint-Gobain, com benefícios para a inclusão de compras, eficiências SG&A e integração vertical reforçada. Além disso, espera- se que 35 milhões de euros de receitas de sinergias sejam alcançadas graças à alargada plataforma comercial combinada com oportunidades:
    • acelerar o crescimento da Chryso nas grandes geografias em que opera graças à forte presença da Saint-Gobain (Índia, EUA);
    • vender os produtos da Chryso em novos mercados onde a Saint- Gobain tem uma forte presença em produtos químicos de construção (como o Brasil ou o Sudeste Asiático);
    • desenvolver oportunidades de venda cruzada entre a Chryso & Saint- Gobain Weber em produtos químicos de construção na Europa Ocidental.
  • Cultura semelhante e valores partilhados: excelente ajuste cultural que augura bem para uma integração bem sucedida. A Chryso será integrada nas Soluções de Alta Performance da Saint-Gobain que irão alimentar o seu forte foco na inovação e codesenvolvimento com grandes clientes globais. O CEO Thierry Bernard e a sua equipa vão conduzir o desenvolvimento do grupo em aditivos especializados para materiais de construção. Partilharão a sua excelente experiência e know-how neste espaço para acelerar a criação de valor para os acionistas e clientes da Saint-Gobain.

Thierry Bernard, CEO da Chryso, comentou:

 “Estamos muito entusiasmados por nos juntarmos à Saint-Gobain e construirmos juntos o próximo capítulo da história de crescimento da Chryso. Isto representa um grande reconhecimento por todos os feitos da equipa da Chryso ao longo dos últimos anos. A Saint-Gobain é o parceiro estratégico ideal com uma presença mundial no mercado de produtos químicos de construção e um grande portfólio de soluções, com capacidades de I&D, inovação e excelência operacional que permitirá à Chryso acelerar o seu desenvolvimento e garantir o seu sucesso continuado.”

 

Pierre-André de Chalendar, Presidente e CEO da Saint-Gobain, e Benoit Bazin, Chief Operating Officer, comentaram:

 “A aquisição da Chryso é uma oportunidade única de crescimento para a Saint-Gobain desenvolver ainda mais a nossa já forte presença no crescente mercado de produtos químicos de construção. Está totalmente em consonância com a nossa estratégia ESG* de fornecer uma proposta de valor sustentável e orientada para o desempenho aos nossos clientes. Estamos impressionados com o histórico de crescimento lucrativo da Chryso nos últimos anos e estamos muito ansiosos por dar as boas-vindas a Thierry Bernard e à sua equipa no nosso Grupo. Estamos confiantes de que juntos podemos acelerar o crescimento e alavancar o nosso know-how combinado e capacidades internacionais para oferecer soluções inovadoras para os nossos clientes e impulsionar um crescimento sustentável e rentável para criar valor para os nossos acionistas.”

Após a conclusão do processo de informação e consulta com os órgãos representativos dos trabalhadores, e sujeito à aprovação das autoridades competentes em matéria de concorrência, esta aquisição deverá estar concluída no segundo semestre de 2021.

Lazard está a agir como consultor financeiro, e Gide Loyrette Nouel está a agir como assessora jurídica da Saint-Gobain no que concerne a esta transação.

* ESG: Environment, Social, Governance