A Saint-Gobain, líder mundial em construção leve e sustentável, acaba de anunciar as nomeações de Rui Oliveira como novo Diretor da Saint-Gobain Solutions Portugal e de Magali Gagliano como Diretora de Construção Industrializada e Relações e Projetos Institucionais.
Desta forma, a Saint-Gobain reforça a ambição de acelerar a transformação do setor da construção através de soluções integradas, industrialização e maior proximidade ao ecossistema institucional e empresarial.
Rui Oliveira passa a assumir a responsabilidade pela consolidação de uma abordagem integrada de soluções que responde aos atuais desafios do setor, nomeadamente eficiência energética, sustentabilidade, industrialização e desempenho global dos edifícios. Formado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações, integra o Grupo Saint-Gobain desde 1999, tendo feito o seu percurso na área do vidro.
Ao longo de mais de duas décadas, desempenhou funções de elevada responsabilidade em áreas como Sistemas de Informação, Planeamento e Produção Industrial, Logística e Serviço ao Cliente, tanto em Portugal como em Espanha. Participou ainda em diversos projetos internacionais de novas unidades industriais em países como Espanha, Roménia e Egito. Foi Diretor Comercial e de Operações e atualmente é Diretor-Geral da Saint-Gobain Glass em Portugal, cargo que passa a acumular com a Direção da Saint-Gobain Solutions.
“Assumir a Direção da Saint-Gobain Solutions Portugal representa a oportunidade de aprofundar uma visão integrada do setor, onde soluções, sistemas e conhecimento técnico convergem para responder às exigências atuais da construção, da reabilitação e da eficiência energética. O nosso foco está em criar valor sustentável para clientes, parceiros e para o próprio setor”, afirma Rui Oliveira, Diretor da Saint-Gobain Solutions Portugal.
Depois de ter dirigido a Saint-Gobain Solutions Portugal entre 2024 e 2026, Magali Gagliano passa a liderar uma área estratégica para o desenvolvimento da construção industrializada, da relação com entidades institucionais e da dinamização de projetos estruturantes com o objetivo de promover e integrar as políticas de sustentabilidade do Grupo na estratégia do setor da construção em Portugal e impulsionar a adoção das soluções que a Saint-Gobain tem vindo a desenvolver nesta matéria.
Licenciada em Economia pela Aix-Marseille University, a responsável conta com mais de 30 anos de experiência no Grupo Saint-Gobain, tendo desenvolvido grande parte da sua carreira na Point P, em França, nas áreas Marketing e Gestão, em funções como Market Manager, Chefe de Departamento Marselha-Aix, Diretora de Contas Chave.
“A construção industrializada e a colaboração institucional são pilares essenciais para acelerar a modernização do setor. Este novo desafio permite reforçar pontes entre a indústria, os decisores públicos e os diferentes agentes do mercado, promovendo soluções mais eficientes, sustentáveis e alinhadas com as necessidades reais do território”, refere Magali Gagliano Diretora de Construção Industrializada e Relações e Projetos Institucionais.
De recordar que o Grupo Saint-Gobain conta em Portugal com mais de 800 colaboradores, 12 empresas, 8 fábricas e ainda 1 centro de I+D localizado em Aveiro.
