![]() ![]() |
Revista nº 209 || Dossier Eficiência Energética [Descarregar PDF – Versão Completa] Revistas anteriores |
70 Anos APCMC
Estimados Colegas,
Em 28 de Julho de 1954, portanto, há 70 anos, nascia o Grémio Nacional dos Armazenistas de Materiais de Construção, que com o 25 de Abril e o fim dos grémios dá origem à atual Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção.
Vale a pena recordar ou informar que a origem desta Associação de Comerciantes foi a necessidade da defesa do princípio da distribuição em três níveis – Fabricante – Distribuidor (ou Comerciante) – Aplicador (ou Construtor) –, o que nos parece tão atual, pois continuamos a defender o princípio que há 70 anos esteve na origem do que é hoje a Associação dos Materiais de Construção.
Nessa altura foi na união em torno deste objetivo, de ver respeitado o papel do Comerciante, que esta Associação ganhou o respeito do setor e durante décadas se afirmou de diversas formas como o defensor dos seus associados e de todo o setor.
Certamente que não haverá memória para tanto, mas chegou a ser a nossa Associação a emitir tabelas de preços das fábricas e distribuí-las pelos Comerciantes associados, pelo que era obrigatório ser associado para ter o respetivo acesso (outros tempos!).
Caros Amigos, o presente e o futuro são as nossas preocupações de hoje, mas a nossa história explica e inspira muito do que é a nossa visão e confiança para o futuro.
Peço-vos, por isso, que tendo em conta 70 anos de defesa dos nossos interesses como setor, mas também individuais de cada associado, continuemos todos a dar o nosso contributo, cada um no que estiver ao seu alcance para fazer deste projeto, a nossa Associação, um instrumento de sucesso, participativo e inspirador para nós e para as novas gerações de comerciantes.
O ponto alto da comemoração dos 70 Anos será a Grande Conferência APCMC, no dia 20 de Novembro, e o lançamento do Livro de Prestígio comemorativo deste feito.
A Grande Conferência APCMC Realiza-se no primeiro dia da Concreta – Feira dos Materiais de Construção, na Exponor, Porto, abordando: – “Para Onde Vamos? A Inteligência Artificial a Transformar o Comércio de Materiais de Construção”, com um orador convidado, o Prof. Bernardo Almada Lobo, autor, professor e profissional neste tema da inteligência Artificial, hoje muito abrangente, e com uma relevância cada vez maior para as empresas e para as pessoas; – “O papel do Distribuidor na criação de valor para a marca do Fabricante”, debate em mesa redonda em continuidade às nossas conversas já habituais entre Fabricantes e Distribuidores. E aqui tenho que fazer uma ligação a 1954, ano em que a nossa Associação teve origem, e à necessidade da defesa contínua deste principio e que se mantém muito atual – o importante papel do comerciante na Cadeia de Distribuição de Materiais de Construção, quer para o Fabricante, quer para o consumidor profissional ou particular.
A Grande Conferência incluirá ainda a entrega de prémios à Melhor Exposição Banho & Cozinha nas categorias Melhor Loja Física e Melhor Loja – Inovação, com o habitual patrocínio Recer, e a distinção da longevidade da atividade de comerciante, ao Mérito Comercial e Associativo dos que perfazem 25, 50, 75 e 100 anos.
Lembrava também que até final do ano ainda nos encontraremos novamente por ocasião do nosso Convívio de Natal, sendo em breve divulgada a data, o local e o nosso anfitrião.
Continuação de bons negócios e espírito associativo!