Revista nº 208 || Dossier Sustentabilidade [Descarregar PDF – Versão Completa] Revistas anteriores |
Estimados colegas,
Com o verão à porta e um segundo semestre acabado de começar, enfrentamos um ambiente económico e setorial como sempre desafiante.
A gestão das pessoas está no centro das nossas preocupações. Como costumo dizer, não vendemos arroz! Os nossos produtos têm uma natureza técnica, as nossas equipas são compostas por consultores especializados, não são apenas vendedores de catálogo ou meros repositores.
Obviamente que, no momento do recrutamento, sabemos que iremos fazer um grande investimento em quem tem um prazo para trazer os resultados que esperamos.
Muitas vezes, nomeadamente nas equipas mais jovens, não chegamos a tirar partido de todo o investimento que realizamos na pessoa, pois muitas vezes este jovem procura outros desafios para a sua carreira.
Felizmente não é sempre assim, mas por outro lado tem aumentado a média de idade dos novos contratados. Estas pessoas mais experientes estão disponíveis para fazer carreira nas nossas empresas e ficar connosco por mais tempo, onde então vamos investir em formação técnica dos produtos e soluções, nas técnicas de venda e nos procedimentos internos da empresa.
A formação inicial das nossas equipas é apenas o primeiro passo de uma formação contínua necessária a manter os nossos colaboradores atualizados sobre novos produtos e tecnologias.
A retenção das pessoas nas nossas organizações pode e deve ser um propósito relevante. Já não será o primeiro entre colegas que tem um programa de motivação e recompensa integrado num programa mais alargado de “Felicidade no Trabalho”. Reconhecer quem faz um trabalho excecional e recompensar a pessoa ou equipa pelos resultados alcançados, aliado a um ambiente positivo que promova a colaboração e o bom relacionamento, ajudam certamente à permanência das equipas e a atingir melhores resultados.
As pessoas são o centro das nossas organizações e devem ser o foco da gestão. É através das equipas que os nossos planos são implementados e não seria adequado estabelecer metas e objetivos sem que haja equipas capazes de os alcançar.
Outro tema que gostaria de abordar é o da Sustentabilidade, que de resto é o tema desta edição. Muito se fala sobre a sustentabilidade e será um tema cada vez mais presente na nossa mente e consequentemente no nosso dia-a-dia.
É nossa responsabilidade, Comércio de Materiais de Construção, no desenvolvimento da nossa atividade, reduzir o impacto ambiental, promover a responsabilidade social e garantir a viabilidade económica a longo prazo.
Na medida do possível, promover o uso de produtos sustentáveis, de baixo consumo de energia, reciclados, não agressivos ao meio ambiente. Investir em fontes de energia renovável, como a produção para consumo com recurso a painéis solares, reduzindo assim a dependência de outras fontes de energia não renovável. Promover a redução de resíduos, como os relacionados com as embalagens ou outros desperdícios, procurando programas de reciclagem adequados à nossa realidade. Planear o uso da logística, de modo a minimizar rotas e poupar nos recursos, bem como a utilização de equipamentos eficientes. Envolver-se e patrocinar projetos comunitários que promovam o bem-estar social e a sustentabilidade ambiental.
Com o foco nas Pessoas e na Sustentabilidade, desejo a todos os Estimados Colegas
Boas Férias!