Após um período em que o processo de ajustamento (em baixa) dos preços prejudicou o volume de vendas, verificou-se, finalmente, um crescimento da atividade que parece ter beneficiado essencialmente o subsetor retalhista.
– A evolução das vendas foi positiva, com a percentagem das empresas que aumentaram as vendas face ao trimestre anterior a subir para os 26,6%, enquanto a das que referiram a diminuição baixou significativamente para os 12,7%. A maioria (60,6%) indicou a sua manutenção
– A atividade também melhorou, com a percentagem das empresas que considerou “bom” o respetivo “nível de atividade” a superar em 2,6% a das que o considerou “deficiente”
– A maioria das empresas (43,6%) aumentaram as vendas face ao mesmo período do ano anterior, ao mesmo tempo que se reduziu substancialmente o número das que referiram a sua diminuição (35,9%)
– Os preços de venda aumentaram com menor intensidade, recolhendo 17,4% das respostas ponderadas pelos 25 grupos de produtos (contra 37,9% no trimestre anterior), enquanto a manutenção foi indicada por 77,6% e a diminuição por 5%