A Knauf, empresa líder no fabrico de placas de gesso laminado e produtos de construção a seco, apresenta o seu Relatório de Sustentabilidade 2023, documento que destaca a forte aposta da empresa num futuro mais sustentável para o setor da construção. Isto não só detalha as conquistas alcançadas no último ano em questões ambientais, sociais e de governação, como também estabelece a Knauf como um agente de mudança positiva na indústria.
Na área ambiental, a empresa deu passos de gigante rumo à economia circular, obtendo a certificação de Economia Circular da AENOR, um marco pioneiro no setor da mineração e construção. Esta certificação reconhece a abordagem abrangente da Knauf na gestão dos seus produtos, desde a extração responsável do gesso, um material naturalmente sustentável e reciclável, até à minimização do impacto ambiental no final da sua vida útil. E, no âmbito desta abordagem de circularidade, outro facto notável são as 13.280 toneladas de resíduos reciclados que a empresa reintroduziu na produção da sua fábrica de Escúzar durante o ano de 2023.
Um modelo sustentável transformado em estratégia
A estratégia de sustentabilidade da Knauf assenta numa abordagem holística que engloba a preservação do ambiente, a promoção de uma comunidade envolvida e o diálogo com o meio ambiente. Para o conseguir, a Knauf concentra-se no fabrico de produtos de baixo impacto, na redução das emissões de CO2 e na restauração de ecossistemas. Além disso, promove a eficiência energética e a gestão óptima de recursos como a água e os resíduos.
Este compromisso estende-se à sua cadeia de valor, envolvendo colaboradores, fornecedores e clientes na procura de soluções sustentáveis. Assim, a Knauf aposta em tudo isto com o objetivo de construir um futuro mais sustentável para as próximas gerações. Neste sentido, a líder do setor aposta numa arquitetura que minimize a pegada ecológica da sua atividade ao longo de todo o ciclo de vida dos edifícios e é aqui que a arquitetura sustentável desempenha um papel fundamental.
Consciente do impacto ambiental dos edifícios, que consomem 40% da energia na Europa, a Knauf desenvolve soluções inovadoras e sistemas construtivos de elevado desempenho, como o Aquapanel, Cleaneo®, Diamant secure, Lightboard e Safeboard. Estes sistemas não só melhoram a eficiência energética e a qualidade do ar interior, como também dão prioridade à segurança e contribuem para a obtenção de prestigiados selos de construção sustentável como o BREEAM, LEED, WELL, VERDE e DGNB.
Compromisso e transparência em prol do ambiente
O Relatório de Sustentabilidade 2023 reflete também o compromisso da Knauf com as pessoas e com a sociedade. A empresa implementou um sólido Plano de Igualdade, que oferece formação obrigatória em diversidade e inclusão e promove ativamente o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, criando um ambiente de trabalho justo e igualitário para todos os seus colaboradores. A transparência e a ética empresarial são pilares fundamentais para a Knauf Ibérica, como demonstra a consolidação do seu Código de Conduta e a implementação de um canal de denúncia anónima. Estas medidas garantem a integridade e a conformidade regulamentar em todas as operações da empresa. Alberto De Luca, CEO da Knauf, afirma: “Na Knauf Ibérica estamos convencidos de que a sustentabilidade não é uma opção, mas sim uma responsabilidade partilhada. O nosso objetivo é continuar a inovar e a oferecer soluções que contribuam para edifícios mais saudáveis, confortáveis e sustentáveis, criando espaços onde as pessoas possam viver e trabalhar melhor”.
Se quiser aceder ao Relatório de Sustentabilidade 2023 da Knauf, pode encontrá-lo aqui.