Grupo Saint-Gobain em Portugal inaugura fábrica de abrasivos na Maia

A nova unidade fabril representa um investimento de 18 milhões de euros e contribui, no imediato, para a criação de 20 postos de trabalho.

O grupo Saint-Gobain em Portugal inaugurou, na quarta-feira (17 de maio), a nova fábrica de Abrasivos no concelho da Maia. Esta é a primeira unidade fabril da empresa no país dedicada à produção de Abrasivos Técnicos Não Tecido (Non-Woven) para o mercado EMEA, até agora abastecido por outra unidade da Saint-Gobain Abrasivos, localizada no México. A fábrica implicou um investimento de 18 milhões de euros e levou à criação de 20 novos postos de trabalho, podendo este número aumentar até ao final do ano.

Pedro Busto, Managing Director da Saint-Gobain Abrasivos em Portugal, Espanha e Marrocos, explica o porquê da abertura da fábrica na Maia: “A Unidade de Conversão para este tipo de produtos (Non Woven) já existia no concelho. Em comparação com outras fábricas do grupo e fora do grupo, que estiveram na equação, esta foi a que apresentou melhores resultados estratégicos para abastecimentos à Europa, assim como um grande conhecimento e comprometimento por parte da equipa local. Desta forma, conseguiremos corresponder com maior eficiência às exigências do mercado e às expetativas dos nossos clientes”. Esta aposta faz parte da estratégia de crescimento da empresa em Portugal, que em 2022 faturou cerca de 16 milhões e prevê, este ano, chegar aos 17 milhões.

Além de dotar a Saint-Gobain Portugal de uma maior capacidade de produção, esta nova unidade espelha ainda o compromisso da empresa com a sustentabilidade. “Esta fábrica é significativamente mais eficiente nas emissões de CO2 por unidade de produção, com uma redução de aproximadamente 50% em comparação com unidades equivalentes, e terá ainda a instalação de uma central de produção de energia com recurso a painéis fotovoltaicos, o que garantirá autoconsumo entre 20 a 30% da capacidade instalada”, acrescentou o responsável.

De referir que a Saint-Gobain Abrasivos se dedica à produção e transformação de Abrasivos Técnicos Não Tecido (Non-Woven) e Lixas, à comercialização de toda a gama de Abrasivos e produtos de Tratamento de Superfícies do universo Saint-Gobain Surface Solutions.

Partilhar: