Geberit | combater a seca a partir de casa de banho: 80% redução no consumo de água

Cerca de um terço da quantidade de água que se consome diariamente numa casa deve-se à descarga da sanita.

Sem água não há vida. Mas este recurso precioso está a tornar-se cada vez mais escasso. De acordo com o Relatório Mundial das Nações Unidas de 2021 sobre o desenvolvimento dos recursos hídricos no mundo, cerca de 2,3 mil milhões de pessoas, 35% da população mundial, vivem em regiões com escassez de água. Muitas pessoas estão cientes disso e querem poupar água em suas casas. Fecham a torneira enquanto se ensaboam no chuveiro ou escovam os dentes. É um bom começo, mas o consumo também pode ser significativamente reduzido depois de ir à casa de banho.

Como poupar água também na sanita

O que muitas pessoas não sabem é que cerca de um terço da quantidade de água que se consome diariamente numa casa se deve à descarga da sanita. Cada vez que puxamos o autoclismo, em média seis a nove litros de água vão parar à rede de esgoto.

A Geberit, especialista em louça sanitária e tecnologia para a casa de banho, desenvolve há décadas sistemas de descarga altamente eficientes e que poupam recursos. Graças a soluções como os autoclismos de interior Geberit com placas de descarga dupla e descarga ininterrupta, o consumo de água para a descarga da sanita diminuiu de 70 para menos de 14 litros por pessoa e dia, cerca de 80%. Ao escolher a Geberit poderá lutar contra a seca a partir da sua própria casa.

Uma descarga é suficiente

Em primeiro lugar, é necessário que o interior da sanita fique limpo sem ser necessário descarregar o autoclismo duas vezes. A Geberit centra-se no desenvolvimento de produtos que limpam a sanita a fundo numa única descarga e com a menor quantidade de água possível. Para isso, otimiza todo o fluxo de água desde o autoclismo, passando pela sanita até ao ralo.

A Geberit propõe placas de descarga duplas e mecanismos de descarga ajustáveis a apenas 2 litros para meia descarga e 4 litros para descarga completa. A Geberit combina esta tecnologia com sanitas com uma geometria interior desenhada para que a água flua perfeitamente pelo interior da bacia à velocidade e intensidade adequadas. Assim, o interior da bacia fica completamente limpo com uma única descarga e com pouquíssimo caudal de água. Ao combinar os seus produtos mais inovadores, a Geberit alcança rendimentos de descarga até dez vezes superiores aos requisitos das normas internacionais.

80% menos de água

De acordo com um cálculo modelo*, os volumes de água de descarga diminuíram 80% desde a década de 1950, graças às inovações da Geberit, como a descarga dupla e a placa de descarga interrompível. Naquela época, uma pessoa consumia cerca de 70 litros de água por dia, só na sanita. Hoje é possível descarregar completamente com menos de 14 litros por dia. Os sistemas Geberit têm vindo a poupar uma grande quantidade de água há décadas. Chegou a hora de todos as casas se juntarem à luta contra a seca, também a partir do WC.

*Pressuposições de cálculo: uma pessoa usa a sanita cinco vezes por dia e faz uma vez a descarga grande (= descarga total) e a descarga pequena quatro vezes (= descarga parcial). Em 1952, o consumo de água era de 14 litros por descarga (= 70 litros por pessoa por dia). Hoje, a descarga é possível com 4 l para descarga total e 2-2,6 l para descarga parcial (cerca de apenas 14 l por pessoa e dia).

Partilhar: