As Vantagens do Sistema ETICS

O sistema ETICS é um sistema de isolamento térmico pelo exterior, muito utilizado na construção civil, principalmente em reabilitações.

De um modo muito geral, o sistema ETICS é constituído por argamassa de colagem, painel de isolamento térmico, argamassa de regularização, rede de fibra de vidro, argamassa de regularização, primário e revestimento final.

Para além de tornar o edifício otimizado energeticamente e aumentar a sua área útil, é a solução que permite tornar o projeto funcional, ao mesmo tempo que se renova a sua aparência.

O ETICS ou sistema de isolamento exterior, traz vários benefícios, especialmente se o edifício necessitar de reabilitação ou otimizar a área útil for uma prioridade:

  • Aumenta a área útil

Com o sistema ETICS, é utilizada apenas uma fiada de tijolos ou blocos, o que permite reduzir a espessura da parede exterior e, consequentemente, a área útil aumenta.

  • Tira proveito da inércia térmica

O facto de o isolamento térmico ser colocado por fora da parede exterior de alvenaria permite que a massa desta seja utilizada como amortecedor térmico. Desta forma, é possível manter uma temperatura interior com menos oscilações.

  • Elimina pontes térmicas e condensações interiores

O Sistema ETICS permite corrigir todas as pontes térmicas e reduzir o risco da condensação de vapor de água nas paredes frias, contribuindo de forma significativa para o não aparecimento de bolores e humidades tão prejudiciais à saúde.

  • Não sobrecarrega a estrutura

O facto de ser uma solução bastante leve é de extrema importância em situações de reabilitação, uma vez que a estrutura pode não estar capaz de resistir ao aumento de carga inerente ao facto de se aplicarem materiais adicionais.

  • Contribui para a impermeabilidade das paredes

Além do isolamento térmico, este sistema também é constituído por uma série de camadas subsequentes que lhe conferem uma boa impermeabilidade, não colocando em causa a permeabilidade ao vapor, protegendo desta forma os panos de alvenaria.

  • Protege os materiais e elementos estruturais

O Sistema ETICS garante que os tijolos, blocos e betão não estão expostos às variações térmicas exteriores nem a agentes atmosféricos agressivos.

  • Conforto térmico no Inverno e no Verão

O sistema tem como principal missão isolar termicamente um edifício, o que permite diminuir a perda do calor para o exterior no Inverno, e prevenir a entrada de calor no Verão. Ou seja, garante maior conforto interior em todas as estações do ano.

  • Economiza energia

Com este sistema não é necessário gastar tanta energia para climatizar, uma vez que melhora o desempenho energético do edifício. Estima-se uma poupança de energia entre os 30% e os 50%.

  • Reabilita sem desalojar

Em situações de reabilitação de obras, não há necessidade de sair da sua casa ou de desalojar eventuais moradores, porque este sistema é todo aplicado por fora do edifício.

  • Permite uma renovação estética

Embora o principal objetivo do Sistema ETICS seja fazer o isolamento térmico pelo exterior, também permite realizar uma intervenção na fachada mais abrangente, o que constitui uma oportunidade para corrigir algumas anomalias ou patologias da fachada existente.

 

Com o sistema de ETICS, não são dois, mas dez em um!

Para otimizar todas as vantagens, devem ser selecionados isolamentos térmicos de alto desempenho, como o XPS, cuja resistência térmica é das mais elevadas possíveis.

Dentro da nossa gama de produtos de placas em espuma rígida de poliestireno extrudido de alta qualidade, dispomos de alguns produtos ideais para este sistema, entre eles o FIBRANxps ETICS GF, que tem uma estrutura de células fechadas e estas placas apresentam-se sem pele de extrusão em ambas as faces, com textura gofrada e com encaixes de bordo tipo reto, i.e., com perfil em ‘I’.

Com um leque de escolhas variadas, a FIBRAN dispõe de uma equipa técnica especializada em isolamento térmico e sistemas construtivos, totalmente disponível para o ajudar a escolher a solução mais adequada para o seu projeto até à sua implementação.