Argex: Declaração Ambiental de Produto

A Argex – Argila Expandida, S.A. tem o registo da Declaração Ambiental de Produto para o “Agregado Leve de Argila Expandida” no Sistema DAPHabitat de acordo com as normas ISO 14025, EN 15804 e EN 15942, e também na lista europeia de DAP’s da ECO Platform.

O Sistema DAPHabitat é um programa de registo de Declarações Ambientais de Produto para produtos e serviços da fileira do habitat. Uma declaração ambiental é um documento conciso que resume o perfil ambiental de um componente, um produto final ou serviço de forma padronizada e objetiva. O principal propósito de uma DAP é demonstrar o desempenho ambiental de um produto ou serviço, baseando-se em estudos de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV).

As DAP são realizadas segundo requisitos das normalizações europeias que refletem as exigências dos mercados. Relativamente ao mercado dos produtos de construção e segundo o Regulamento (UE) nº.305/2011 do Parlamento Europeu, considera-se importante que na avaliação do desempenho de um produto de construção, se deve ter em conta os aspetos de saúde e de segurança relacionados com a utilização destes produtos durante todo o seu ciclo de vida. Neste mesmo Regulamento refere-se que para a avaliação da utilização sustentável dos recursos e do impacto das obras de construção no ambiente, deverão ser utilizadas declarações ambientais de produtos.

Mais informações