António Oliveira, CEO da OLI, é o novo presidente do Conselho Geral da UA

António Oliveira, Presidente da OLI, é o novo presidente do Conselho Geral da Universidade de Aveiro. A tomada de posse para um mandato de quatro anos aconteceu no dia 21 de dezembro.

António Oliveira sucede a Eduardo Marçal Grilo e a Alexandre Soares dos Santos à frente do Conselho Geral, que tem como competências eleger o Reitor, aprovar os planos estratégicos de médio prazo e o plano de ação para o quadriénio do mandato do Reitor, bem como as linhas gerais de orientação da Universidade no plano científico, pedagógico, financeiro e patrimonial.

O Conselho Geral é composto por 19 membros: 10 representantes dos professores e investigadores, três estudantes, um representante do pessoal técnico, administrativo e de gestão e cinco personalidades externas de reconhecido mérito, não pertencentes à Universidade de Aveiro com conhecimentos e experiência relevantes para esta.

António Oliveira é reconhecido como um gestor com uma visão singular. Em 1980 criou uma empresa de autoclismos que se tornou numa fábrica de inovação, hoje presente em 80 países dos cinco continentes. Em abril deste ano, o seu percurso profissional foi reconhecido com a atribuição do prémio internacional “EY Entrepreneur of the Year – Prémio Inovação”, tendo o júri reconhecido a sua capacidade, ao longo dos últimos 40 anos, de transformar ideias em negócios que promoveram a inovação, criaram emprego e geraram impacto social.

Nas palavras de António Oliveira: “Só com inovação conseguimos diferenciar e criar valor. Todos os desafios são possíveis de serem ganhos, desde que consigamos criar, encontrar soluções para os problemas e inovar. Todos os dias há novos desafios e oportunidades para surpreender e crescer. Inovar precisa sempre de determinação, rigor e perseverança”.