Normas e normalização – IPQ cria assistente virtual (NormIA)

O Instituto Português da Qualidade lançou no passado dia 16 o NormIA, um assistente virtual para esclarecer dúvidas sobre normas e normalização baseado em Inteligência Artificial.

De acordo com a informação do IPQ, NormIA é um chatbot inteligente, disponível 24 horas por dia, que responde em tempo real e pode, por exemplo, esclarecer dúvidas sobre que normas se aplicam a um determinado produto ou serviço, ou ainda indicar quais as normas obrigatórias para cumprir com a legislação, podendo, adicionalmente, contribuir para tornar os cidadãos e consumidores mais conscientes e informados.

Especialmente desenvolvida a pensar nas necessidades das PME e outros agentes económicos, para quem a normalização constitui um instrumento de competitividade, inovação e internacionalização, a NormIA fornece informação fiável, assegurada por uma base de conhecimento ancorada em fontes credíveis e permanentemente atualizadas, como o acervo normativo nacional, o website oficial do IPQ, o Jornal Oficial da União Europeia e o Diário da República. Podem, no entanto, as respostas conter erros ou omissões, sendo recomendável contactar o IPQ, em caso de dúvida.

O NormIA está disponível no site do IPQ, aqui (https://www.ipq.pt/normia/).

Partilhar:

Outros Destaques