Análise de Conjuntura do Sector da Construção – 4º trimestre 2022

Apreciação Global

No quarto trimestre de 2022 observou-se uma pequena redução da atividade face ao trimestre anterior, embora, quer em termos homólogos, quer de média anual, a evolução tenha permanecido globalmente positiva.

Com efeito, o índice de produção no sector da construção e obras públicas no quarto trimestre de 2022 diminuiu 2,21% face ao trimestre anterior. Esta descida ficou a dever-se, sobretudo, ao segmento de obras de engenharia que diminuiu 3,49%, enquanto o segmento da construção de edifícios diminuiu 1,26%. O fim do verão e um outono particularmente chuvoso terão contribuído para este abrandamento da atividade. Já em termos homólogos, o índice de produção total aumentou 0,61% e foi mais influenciado pelo segmento da construção de edifícios que registou um aumento de 1,45%, enquanto o segmento das obras de engenharia apresentou uma diminuição de 0,60%.

Os dados relativos ao emprego na construção e obras públicas também apontam para a manutenção de um intenso nível de atividade, registando uma taxa de variação homóloga de 1,99% e de 0,47% em termos trimestrais, valores que comparam com 1,31% e -0,28% respetivamente, observados no terceiro trimestre do ano. A variação média nos últimos 12 meses terminados em dezembro foi de 2,0% (1,9% em setembro).

Consulte aqui documento completo

 

Partilhar:

Outros Destaques