![]() |
Revista nº 204 || Dossier Sustentabilidade [Descarregar PDF – Versão Completa] Revistas anteriores |
Já não é suficiente poluir menos ou consumir menos recursos renováveis e não renováveis, em especial estes últimos. É necessário regenerar, restaurar o equilíbrio ambiental.
Todos estamos convencidos que a longo prazo o modo de vida que levamos hoje não é possível.
Algo terá que mudar.
Durante a pandemia sentimos bem os benefícios de estar num ambiente mais natural, na montanha, no campo, e aumentou o sentimento da necessidade de mudança para um mundo em equilíbrio com a natureza.
Nos transportes públicos ou privados, já não vai ser suficiente a melhoria da eficiência dos motores movidos a combustíveis fósseis, reduzindo o seu consumo e emissões, é o caminho para a progressiva substituição dos combustíveis fósseis que estamos já a percorrer.
Na habitação, o processo, embora mais lento, vai na mesma direção.
Os materiais de construção, os processos construtivos, os equipamentos e respetivos consumos de energia, água, enfrentam o mesmo desafio.
Não podem apenar reduzir, reutilizar, reciclar, terão sim que contribuir positivamente para a regeneração do ecossistema natural. Contribuir positivamente para restaurar o equilíbrio da natureza. Repor o que foi destruído ou consumido.
Caros colegas, o negócio não é o mesmo!
A preservação da natureza será com certeza um fator chave de sucesso para as nossas empresas!
A curto prazo já o é, mas a longo prazo será condição, não de subsistência, mas de existência.
Cada um de nós dará um contributo muito significativo para o bem comum, mas também para a sustentabilidade económica e financeira das nossas organizações.
A única certeza que temos é que tudo muda e a mudança que estamos a assistir é inevitável. Um mundo sustentável será talvez a melhor herança que podemos deixar às futuras gerações.
Boas férias!
E para onde quer que vá restaurar as energias, desfrute da natureza!
![]() |
Revista nº 204 || Dossier Sustentabilidade [Descarregar PDF – Versão Completa] Revistas anteriores |