Revista nº 202 || Materiais de Renovação e Reabilitação

Revista nº 202 || Dossier Materiais de Renovação e Reabilitação
[Descarregar PDF – Versão Completa]
Revistas anteriores

 

Caro colega,

Talvez quando estiver a ler estas palavras já seja 2023.

Carlos RosaEspero sinceramente que tenha tido um Santo e Feliz Natal na companhia de quem mais gosta.
O Jantar de Natal da APCMC, no dia 7 de Dezembro, foi de novo, ao fim de 3 anos, um momento alto de convívio associativo. Fomos acolhidos na BMI, em Torres Vedras, numa visita às suas instalações industriais e por fim realizámos o Jantar de Natal no Resort Hotel Doce Campo Real, onde os associados de mais longe puderam ficar hospedados. Tudo patrocinado generosamente pela BMI, fabricante de coberturas planas e inclinadas e também há muitos anos associado extraordinário da Nossa Associação.

Antes do jantar tivemos a oportunidade de ouvir o Prof. Manuel Nogueira apresentar as previsões da evolução da nossa atividade por setores, o que é sempre uma excelente pista para o nosso futuro próximo.

Apesar de revistas em baixa, pelo segundo semestre consecutivo, as previsões de atividade para 2023 e 2024 mantém-se positivas. São excelentes notícias!

É difícil descrever o ano 2022.

Quando esperávamos os benefícios do alívio do fim da pandemia, surge uma guerra na Europa, nova dificuldade nos fornecimentos globais, uma crise energética, uma inflação elevada e consequente reação das autoridades monetárias com juros a subir e a inversão do ciclo de acrescentar dinheiro novo no mercado. Tudo se encaminha para o arrefecimento da economia global quando o esperado seria um boom económico pós pandemia.

No nosso setor, afetados por tudo o que se passa à nossa volta como é inevitável, fomos mantendo um nível de atividade de modo geral satisfatório, sabendo, no entanto, que não vivemos num mundo à parte…

A nossa vida associativa está num bom momento, 2022 foi um ano intenso a vários níveis.

  • Os Congressos da APCMC e da FEST.
  • O dia do Comerciante de Materiais de Cons trução que integrou a Grande Conferência APCMC com o tema “As Parcerias Estratégicas”.
  • As sessões de divulgação de projetos: MC Digital – Acelerar a digitalização dos proces-sos nos materiais de construção; Speed Up: Materiais de Construção 4.0 que inclui a menina dos nossos olhos, o APCMC Datacheck, projeto que irá trazer ganhos de produtividade e eficiência às nossas empresas.
  • Sessão sobre Estratégia de Marketing Digital.
  • As previsões do setor em duas sessões.
  • O Ranking das 500 maiores empresas dos Materiais de Construção.
  • O Jantar de Natal APCMC.

Todos estes eventos contaram no total, com a participação de mais de 800 pessoas. Foi uma oportunidade excelente de incrementar o nível de relacionamento entre colegas, o networking. E permitiu também uma maior proximidade entre equipa da APCMC e os Associados, o que é extremamente positivo para os projetos conjuntos em curso e o desenvolvimento de oportunidades no futuro.

Não se gosta do que não se conhece! E todo este relacionamento cria um sentido de pertença a uma comunidade, os Materiais de Construção, que só pode ajudar no compromisso de todos na defesa dos interesses do nosso setor.

E o Futuro?

De acordo com o Ranking das 500 Maiores empresas de Materiais de Construção temos feito um bom percurso, a crescer de forma sustentável, com bons resultados. E se parte do futuro é explicado pelo passado, podemos dizer que temos tudo para que continue a correr bem, dependendo do mercado. Independentemente de condicionantes externas que não podemos controlar, focar-nos-emos no que podemos fazer:

  • Ao nível da Associação, o foco é o Associado e continuaremos a apoiar os nossos Associados no dia-a-dia das suas necessidades, no desenvolvimento e promoção de projetos conjuntos que valorizem e modernizem as nossa empresas, na previsão avançada da atividade da construção que é o indutor do nosso negócio, na identificação de tendências na evolução do de modelo de negócio dos Materiais de Construção, nos aspetos críticos das empresas como a formação, a transforma-ção digital, o apoio jurídico ou a consultoria.

Gostaria de deixar uma mensagem de agradecimento a todos os que participaram e permitiram que o ano de 2022 fosse um sucesso:

  • Aos Senhores Associados que compareceram em força nos eventos ao longo do Ano e participaram ativamente com sugestões, intervenções ou apenas com a sua presença.
  • À equipa da Associação que se desmultiplicou em esforços para que ao mesmo tempo que garante o normal funcionamento da APCMC, também soube organizar com excelência todos os eventos, o que, como todos sabemos, exige muito para que tudo esteja pronto no momento que é necessário.
  • Agradecer à Direção que para além do papel natural da tomada decisão, se envolveu em projetos e deu o seu contributo para os resultados alcançados.
  • Agradecer também ao Conselho Consultivo pelas sugestões e contribuições que são sempre uma inspiração para o trabalho futuro da Direção e aos restantes Órgãos Sociais pelo importante papel que cada um desempenha para o bom funcionamento da Nossa Associação.

Gostaria também de terminar com o forte desejo de que o Ano de 2023 traga muito sucesso para o setor em geral e para cada uma das nossas empresas e das nossas famílias em particular.

Muito Obrigado!

Bons negócios e espirito associativo!

Revista nº 202 || Dossier Materiais de Renovação e Reabilitação
[Descarregar PDF – Versão Completa]
Revistas anteriores