Revista nº 188 || Ecoeficiência

EDITORIAL

65 Anos de APCMC

Caros Colegas,
A Nossa Associação está de parabéns, em 2019 comemora o seu 65.º Aniversário.
Tudo começou em 1954, quando foi criado o Grémio dos Armazenistas de Materiais de Construção do Norte.

O fim dos grémios ditou a continuidade do espírito associativo no sector dos materiais de construção, com uma associação de âmbito nacional então denominada APCMC – Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção.

O nobre papel desempenhado por esta Associação valeu-lhe a confiança e os créditos junto de todo o sector.

Nomeadamente em representação dos interesses dos comerciantes junto dos fabricantes, que viam nesta organização um obstáculo a práticas desrespeitosas do canal de distribuição e ao mesmo tempo um facilitador na organização desse mesmo canal.

Nos anos 80 era necessário ser associado da APCMC para ter acesso aos principais fabricantes de materiais de construção.

Chegava a ser a nossa Associação quem se encarregava de emitir e distribuir as tabelas de preços de determinados fabricantes.

Hoje já não há portagens na ponte, o mundo mudou e tudo é aberto.

As vantagens de ser associado estão hoje consolidadas em quatro pilares, aos quais podemos chamar o core dos nossos serviços:

Formação – estamos focados em preparar as pessoas para os desafios que o sector enfrenta, através de formação dos empresários e das respetivas equipas.

Suporte Direto – em matérias legais, consultoria, comunicação, entre outros aspetos de suporte que todos os dias é dado aos associados.

Estatísticas e Dados do Mercado.

Oportunidades de Networking – nos eventos que realizamos ao longo de cada ano, no Congresso, com visita a associados, no Jantar de Natal, com visita a um fabricante patrocinador, a nível internacional no acesso a congressos internacionais ou visitas de campo a congéneres europeias organizadas pelas Confederações em que estamos federados, a uFEMAT e a FEST, a que apenas as empresas membros das associações confederadas têm acesso.

Influência Política/Legal – diretamente junto dos diversos ministérios ou através das Confederações do Comércio e da Construção, às quais estamos intimamente relacionados e onde temos feito um trabalho persistente na defesa dos interesses da nossa atividade, muito embora seja difícil em Portugal obter resultados exuberantes nesta matéria.

O futuro da nossa Associação está certamente muito dependente da resposta que soubermos dar às necessidades e anseios dos nossos associados, à forma como soubermos acrescentar valor a cada oportunidade de serviço, como nos focarmos no envolvimento ou como soubermos construir uma relação pessoal, de proximidade e de confiança com cada associado.

Certamente que iremos tudo fazer para honrar os 65 Anos de atividade da APCMC e contribuir para nos mantermos fiéis ao seu espírito de defesa intransigente dos interesses dos associados.

Bons Negócios e Longa Vida para a Associação dos Materiais de Construção!

 

 

Revista nº 188 || Ecoeficiência

PDF || Versão Completa

 

Revistas anteriores

SUMÁRIO

 

02 Editorial

DIVULGAÇÃO
04 Barbot
06 Carmo Wood
08 J. Pinto Leitão
10 OLI
12 Recer
14 Revigrés
16 Roca
18 SAM’S

EVENTOS
20 Cluster Habitat Sustentável
22 ISH Frankfurt
24 Schindler
ARTIGOS
26 Barbot
28 IC – Instituto da Construção
34 Imperalum
36 universidade de Aveiro

ENTREVISTAS
38 Gestluz Consultores
42 Leca PortugalDOSSIER ECONOMIA
46 Inquérito de Conjuntura
50 Análise de Conjuntura
56 Mercado ImobiliárioDOSSIER DOSSIER ECOEFICIÊNCIA
59 Artigo, Entrevistas

ARQUITETURA
72 Edifício de Habitação

 

REABILITAÇÃO
75 Habitação unifamiliar
76 “Rooftop Baur”
78 Edifício – S. Ildefonso no Porto