Revista nº 189 – Dossier Eficiência Energética

Revista nº 189 || Eficiência Energética

PDF || Versão Completa

 

Revistas anteriores

EDITORIAL

Caros Colegas,

A nossa Associação comemora este ano 65 Anos de trabalho em prol de um sector mais moderno, mais unido e mais representativo.

Os comerciantes de materiais de construção e os restantes representantes da fileira da construção, reabilitação e decoração têm um papel de elevada importância na construção e desenvolvimento de um país mais moderno, mais acolhedor, mais de moda.

Para além da melhoria da situação económica das nossas famílias e empresas, a modernização das nossas casas, das lojas, dos restaurantes e cafés, com novos conceitos, com uma arquitetura mais cuidada, ora mais de vanguarda, ora mais vintage, tudo contribui para que fazer obras de reabilitação, modernização ou construção nova seja um tema na ordem do dia.

As nossas lojas de materiais de construção têm um papel fundamental nesta modernização, pois se muitos projetos têm a prescrição que o arquiteto fez no seu ateliê, muitos são os projetos que se decidem na “loja dos materiais”.

Caro colega, bem cientes desta responsabilidade e oportunidade, temos a importante tarefa de modernizar também as nossas lojas e participar neste movimento geral de renovar o património edificado do nosso país.

A Associação, muito sensível aos movimentos e tendências do sector no seu todo, vai por ocasião da CONCRETA, que decorre de 21 a 24 de novembro, promover um concurso da “Melhor Exposição de Materiais de Construção”, para assim escolher a melhor loja na edição de 2019, pois pretende que a cada dois anos se repita este evento como forma de incentivar o movimento de modernização das nossas lojas e ao mesmo tempo promover a interação positiva ente a Associação e os Comerciantes Independentes de Materiais de Construção.

Como já falámos antes, não é pelo preço baixo que os clientes nos valorizam mas pelo valor da nossa proposta de diferenciação e conveniência.

2019, ano em que a APCMC celebra os seus 65 anos, voltamos a ser coorganizadores da CONCRETA, Feira Internacional dos Materiais de Construção, e estamos a terminar negociações para assegurar o compromisso das próximas edições, com a importante missão de fazer a CONCRETA outra vez uma grande feira, senão a maior feira de materiais de construção portuguesa e de particular relevância no noroeste peninsular.

Serão várias a iniciativas que caberão à APCMC assegurar e que irão concorrer para a projeção desta feira.

Lembrando um pouco a história, a CONCRETA foi um projeto que nasceu no Palácio de Cristal, hoje Pavilhão Rosa Mota, com a participação ativa da APCMC como parceiro oficial do evento, que se manteve durante vários anos depois já na EXPONOR. Parecem estar agora criadas as condições para esta parceria continuar e se reforçar.

Outra iniciativa também importante para o nosso sector será a 1ª Edição do Ranking das Empresas de Comércio e Distribuição de Materiais de Construção, que é publicado nesta edição da revista “Materiais de Construção”, a publicação mais importante da APCMC.

A 1ª edição baseia-se nos dados de 2017, mas já estamos a preparar a publicação do Ranking de 2018, que será publicada na próxima edição desta revista.

Estou convencido que dará um contributo imprescindível para conhecer quem é quem no nosso sector, ajudando-nos a conhecermo-nos mutuamente e a dar-nos a conhecer, constituindo também uma oportunidade de aproximação entre todos os agentes desta vastíssima atividade.

Esta é também uma excelente oportunidade de cada comerciante estar mais próximo da nossa Associação e a nossa Associação estar mais próxima do sector que representa.

Espero sinceramente que a APCMC esteja a responder cada vez mais aos seus anseios, e que possa ser a sua e uma só voz para um sector que necessita ser mais relevante na economia nacional, com ameaças relevantes a vários níveis.

Queremos estar mais próximos de cada comerciante e que cada comerciante se reveja na nossa e sua Associação.

Bons negócios e espírito associativo!

 

Revista nº 189 || Eficiência Energética

PDF || Versão Completa

 

Revistas anteriores