Revista nº 187 || Novos Materiais e Tecnologias

EDITORIAL

Equipas de Alto Rendimento

Caros Colegas,

O último ano foi globalmente positivo e permitiu que a maioria das nossas empresas recuperasse o nível de atividade que tinha antes da crise.
 

Mas nem tudo foi perfeito. Há um sentimento geral de que o valor criado nas nossas empresas ficou aquém do que ambicionávamos e do que seria necessário para sustentar investimentos e melhorias futuras nas nossas capacidades, num ambiente competitivo que é cada vez mais exigente.

Como associação, apesar de procurarmos contribuir com tudo o que está ao nosso alcance para promover políticas adequadas a um bom clima de negócios, temos que reconhecer que, nesse âmbito, o nosso papel é e será sempre, pela natureza dos problemas, algo limitado. A participação ativa nas Confederações do Comércio e Serviços e da Construção e do Imobiliário têm sido uma forma de defender os interesses do nosso setor.

As empresas são constituídas por pessoas. São equipas com uma liderança empresarial. O sucesso destas equipas mede-se pelo valor que conseguem produzir, para os clientes, para os fornecedores e para a própria empresa. Sem criação de valor não há empresa que subsista e o seu próprio crescimento e a satisfação de todos os intervenientes depende da quantidade desse valor, naquilo que habitualmente designamos por rentabilidade.

É neste domínio, o da capacitação para o desenvolvimento organizacional e para a melhoria das práticas de gestão das empresas do comércio de materiais de construção, que – é a nossa convicção – a Associação pode e deve contribuir de forma ativa e positiva, seja através da partilha de informação, da realização de estudos específicos, ou da facilitação de instrumentos de apoio adequados, nomeadamente ao nível da formação dos recursos humanos.

Naturalmente, a Associação não pode, não deve, nem quer imiscuir-se na vida interna dos comerciantes de materiais de construção.

No final do dia as decisões cabem a cada um dos colegas.

Mas sentimos, sinceramente, que a Associação pode ser o espaço de encontro entre os colegas, para discutir problemas e desafios, para partilhar experiências e iniciativas, para aportar bons exemplos, conhecimentos e instrumentos de trabalho, tudo com um objetivo principal que é o de ter melhores empresas, geradoras de maio res resultados.

Trabalhando em conjunto podemos ir mais longe.

Bons negócios e espírito associativo!

 

capa revista 187

Revista nº 187 || Novos Materiais e Tecnologias

PDF || Versão Completa

 

Revistas anteriores

 

SUMARIO
02 Editorial

DIVULGAÇÃO
04 Barbot
06 Bosch
08 CIN
09 Cobert
10 Cosentino
12 Fila
13 Leca
14 Mewa
15 Recer
16 Revigrés
17 Roca
18 SIP
20 Soprema
21 Teka
22 Vicaima
23 Vulcano

EVENTOS
26 Convívio de Natal, Sanitana – APCMC
27 CINCOS’18
28 InovaDomus

ARTIGO DE OPINIÃO
30 IteCons

DOSSIER ECONOMIA
36 Inquérito de Conjuntura
40 Análise de Conjuntura
46 Mercado Imobiliário

DOSSIER NOVOS MATERIAIS E TECNOLOGIAS
49 Artigo, Entrevistas

REABILITAÇÃO
74 Edifício de Habitação Santa Catarina

ARQUITETURA
76 Casa de Gafarim